Anish Kapoor é o 1º escultor a criar um troféu para o BRIT Awards

A premiação britânica escolheu o artista plástico devido ao seu potencial de desafiar as normas e os limites dos adornos e esculturas

Por Alex Alcantara - 19 fev 2018, 17h18
Reprodução/CASACOR

O BRIT Awards é a premiação musical aos artista do Reino Unido que, em 2018, convidou Anish Kapoor para projetar o troféu que será entregue aos vencedores. Kapoor possui hoje um escritório em Londres, mas o profissional nasceu na Índia em 1954 e chegou à Grã-Bretanha na década de 1970. Desde então, seu trabalho foi ganhando espaço no universo do design e da arte, sendo reconhecido e premiado, como ocorreu quando Kapoor foi prestigiado pelo Prêmio Turner em 1991.

Reprodução/CASACOR

Devido ao seu trabalho escultural, onde desafia as normas e os limites dos adornos, Kapoor foi o primeiro escultor escolhido para projetar o troféu do BRIT Awards. Para isso, o profissional traz a Britannia – a personificação feminina da Grã-Bretanha – presa dentro de um bloco translúcido de cor vermelha. “A escultura é muitas vezes um processo de forma positiva e negativa”, relatou o artista. “Eu fiz o prêmio usando ambos”, finaliza.

Reprodução/CASACOR

Outros renomados profissionais também já foram responsáveis pelo design do troféu como Zaha Hadid, Tracey Emin CBE, Damien Hirst, and Dame Vivianne Westwood.

Karpool já teve outros trabalhos notáveis, como a concepção da escultura ArcelorMittal Orbit de 178 m para as Olimpíadas de Londres de 2012, que ainda está em exibição no Parque Olímpico Queen Elizabeth, tornando-se a maior arte pública da Grã-Bretanha.

A cerimômia de premiação do BRIT Awards 2018 ocorrerá no dia 21 de fevereiro, no The O2, às 20h do Reino Unido (às 23h do horário de Brasília). Você pode acompanhar online clicando aqui!

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade