Continua após publicidade

A PINTA Miami 2018 ganha cor e pinceladas de artistas brasileiros

Entre os dias 5 e 9 de dezembro, a feira celebra as diversas culturas e apresenta uma seção totalmente dedicada à arte brasileira

Por Alex Alcantara
Atualizado em 17 fev 2020, 16h45 - Publicado em 4 dez 2018, 14h52
Obra de Santídio Pereira, na Galeria Estação (Reprodução/CASACOR)

Se os brasileiros vão dominar o mundo? Disso não temos dúvida. E está comprovado nos maiores eventos de arquitetura e de design que rolam em todos os continentes e países. Sem contar as premiações e conquistas que os “brazucas” vêm conquistando – importante ressaltar o recente Prêmio RIBA que escolheu pela primeira vez um projeto brasileiro, a Escola da Fazenda de Canuanã, assinado pelo Marcelo Rosenbaum + Aleph Zero. E não está sendo diferente nas feiras, como a Miami Art Week.

A Galeria Murilo Castro está presente também na Brazilian Section da PINTA, no estande B2, com uma exposição solo de Vítor Mizael. (Reprodução/CASACOR)

A Miami Art Week movimenta o mercado e reúne nomes consagrados e expoente do universo da arte e do design. E os brasileiros estão fazendo sucesso nas exposições e ganhando visibilidade mundial. Neste ano, a PINTA Miami – que ocorre entre os dias 5 e 9 de dezembro – completa a sua 12ª edição, no Mana Wynwood Convention Center, em Miami, composta por 85 galerias, focada em arte moderna e contemporânea da América Latina, Espanha e Portugal.

View this post on Instagram

SAVE THE DATE !!✨✨ Dec 5 – 9 | PINTA MIAMI | Countries Section – Brazil, curated by Mário Gioia. Presenting our artist Goia Mujalli. Goia’s work is a continuous research on the materiality of painting, which investigates painting through an intuitive process. There is an interest in additive and subtractive actions, creating a sense of where elements are being hidden and erased beneath repetitive rhythmic motifs. @latitude_brasil @_abact @pintamiami @artsy @blombo.art @artsoul.br

A post shared by Galeria de Arte Mamute (@galeriamamute) on

Continua após a publicidade

Com o tema Crossing Cultures, a feira está dividida por seções de países, sendo eles Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru, Portugal, Espanha e Venezuela. E estamos aqui, para falar de um especial, é claro:

Brazilian Section curated by Mario Goia

Luciana Magno exibe a série Orgânicos na Janaína Torres Galeria. Obra: Sem título, 2014, Pigmento sobre papel de algodão, 80 x 120 cm. (Reprodução/CASACOR)

Na seção brasileira da PINTA, que leva curadoria de Mario Goia, a intenção é apresentar os conceitos, temas, galerias e artistas selecionados para os pavilhões. Cinco galerias marcam presença: Baró Galeria (São Paulo), Caldeira (Curitiba), Estação (São Paulo), Janaina Torres (São Paulo), Mamute (Porto Alegre) e Murilo Castro (Belo Horizonte).

Continua após a publicidade

O foco do curador centra-se na expressão repetida de “país do futuro”, que, segundo Goia, traça os caminhos sinuosos da história brasileira contemporânea. Assim, os trabalhos de artistas como Luciano Magno, Maya Weishoff, e Vitor Mizael, sondam o processo de criação de identidade através do imaginário visual deste país latinoamericano.

Essa “busca quase utópica”, como definida pelo curador, estabelece uma dialética entre os processos, elementos e ordens visuais que apresentam o espaço como uma discussão, em vez de ilustração ou definição.

Presença extendida

Neon Balls por Alê Jordão (Divulgação/CASACOR)

Além do pavilhão dedicado ao Brasil, conterrâneos estão presentes nas seções vizinhas, como Alê Jordão. O artista paulista foi convidado a integrar o estande da galeria argentina Pabellón 4. Entre os trabalhos apresentados, está a Neon Balls, uma instalação de três metros de altura, que traz uma série de bolas construídas de vidro translúcido e espelho. No interior de cada uma delas, pequenas esculturas de neon, com cores diversas.

Continua após a publicidade

Serviço PINTA Miami 2018

ONDE?

Mana Wynwood – 2217 NW 5TH AVE. Miami, FL 33127 – USA

QUANDO?

De 5 a 8 de dezembro, das 12h às 20h

Em 9 de dezembro, das 12h às 19h

QUANTO?

US$ 30 (inteira)

Continua após a publicidade

US$ 10 (idosos e estudantes de 12 a 18 anos)

Gratuito para menores de 12 anos

Publicidade