Vila colorida tem micro casas para moradores de rua em Los Angeles

À frente do projeto, o escritório Alexandria Park Tiny Home Village desenvolveu a vila com capacidade de abrigar 200 pessoas por vez

Por Yeska Coelho Atualizado em 20 Maio 2021, 10h50 - Publicado em 21 Maio 2021, 15h00
Tiny houses para pessoas em situação de rua
Lehrer Architects/CASACOR

Um projeto desenvolvido para abrigar pessoas em situação de rua está dando o que falar em Los Angeles. Trata-se de uma pequena vila com 103 micro casas localizada em um terreno estreito dentro de um parque ao norte de Hollywood. Próximo de uma grande rodovia, o local se destaca por suas cores vibrantes, que trazem alegria à região.

A última contagem anual de desabrigados de Los Angeles, feita em junho de 2020, mostrou um total de 66.433 pessoas vivendo nas ruas da cidade. Os principais motivos são a falta de moradias populares aliada à aluguéis com preços exorbitantes. A partir disso, um escritório especializado na criação de Tiny Houses começou a agir para intervir neste triste cenário.

Tiny houses para pessoas em situação de rua
Lehrer Architects/CASACOR

Desenvolvido pelo escritório Lehrer Architects, o Alexandria Park Tiny Home Village é um complexo colorido capaz de abrigar até 200 pessoas por vez.

As casas foram desenvolvidas de maneira sustentável, feitas com pallet. Elas são capazes de abrigar até no máximo duas pessoas, pois possuem 2,4 metros de largura. O projeto é uma colaboração entre a prática local do Lehrer Architects e os arquitetos e engenheiros do Los Angeles City Bureau of Engineering.

Tiny houses para pessoas em situação de rua
Lehrer Architects/CASACOR

“Los Angeles está certamente entre os lugares mais vibrantes do mundo hoje para projetar e construir projetos – grandes, pequenos, permanentes ou transitórios – para remediar e eliminar o problema da falta de moradia”, disse o fundador do estúdio Michael B. Lehrer.

Tiny houses para pessoas em situação de rua
Lehrer Architects/CASACOR

A Vila levou apenas 13 semanas para ser construída. O objetivo era criar um espaço que fosse feito de maneira ágil para dar lar aos moradores, mas também sustentável, respeitando ao máximo o meio ambiente. Um terceiro condomínio projetado por Lehrer Architects, o Tiny Home Village Shelter em Sunset, deverá ser inaugurado até o final do mês no lado leste da cidade.

Continua após a publicidade
Publicidade