Sítio gastronômico recria textura rústica que lembra casas de pau a pique
Assinado por Diego Raposo + Arquitetos, o projeto procurou manter um décor com linguagem simples, buscando não perder a essência do espaço
O sítio gastronômico assinado por Diego Raposo + Arquitetos, do elenco CASACOR, localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro, foi projetado para um jovem casal apaixonado por gastronomia e conexão com a natureza. Eles iniciaram o restaurante recebendo em casa e, depois de alguns anos, perceberam que precisariam de um espaço para ampliar as atividades.
Desde o início do processo criativo, o arquiteto procurou manter a linguagem do projeto simples, buscando não perder a essência do local.
A arquitetura do pavilhão central foi mantida, e elementos e conexões para criar um novo espaço foram adicionados.
O layout interno privilegia a entrada da luz natural e traz a vista dos pastos vizinhos para dentro.
Como ponto central de encontro e lugar perfeito para um aperitivo, uma ilha que abriga a horta aromática do restaurante foi criada.
Na escolha dos materiais, priorizam os acabamentos que transmitem simplicidade, o valor à vida no interior e acolhimento.
O arquiteto optou por recriar uma textura rústica nas paredes que nos lembram as antigas casas de pau a pique brasileiras.
O uso de cacos de pedras no piso e o cimento bruto reforçam ainda mais essa ideia de um ambiente com memória do passado.