Continua após publicidade

Conheça 5 SESCs mais bonitos para visitar em São Paulo

Espaços voltados para turismo e bem-estar, as unidades do SESC estão espalhadas por diversas cidades brasileiras e contam com uma arquitetura única

Por Yeska Coelho
21 jan 2024, 10h00

Ver uma exposição, assistir a um show, fazer exercícios, tomar um café ou ler um livro. Essas são algumas das atividades que os SESCs – Serviço Social do Comércio – dispõem em suas diferentes unidades.

Conhecidos por fomentar a cultura e o turismo, esses espaços localizados em diferentes pontos da cidade são conhecidos por oferecerem experiências completas e com custos acessíveis.

Além do atrativo cultural, há unidades do SESC que são verdadeiras joias para as cidades, trazendo uma arquitetura única, com grandes nomes por trás de alguns projetos. A seguir, confira 5 SESCs mais lindos em São Paulo!

SESC 24 de Maio

 

arquitetura prédio icônico são paulo sesc 24 de maio paulo mendes da rocha
O Sesc 24 de Maio, obra icônica de Paulo Mendes da Rocha em São Paulo. (Nelson Kon/CASACOR)

Entre as ruas 24 de Maio com a Dom José, no Centro de São Paulo, uma unidade do SESC se destaca por seu visual modernista revestido com cimento aparente nas áreas internas e uma fachada toda espelhada.

espelho d'água no Sesc 24 de maio serve para os pedestres admiraem, se encostarem e crianças brincam nos 15 cm de profundidade
(Nelson Kon/CASACOR)

A obra leva a assinatura de ninguém menos que Paulo Mendes da Rocha, que, entre os destaques da construção, destaca-se a criação de um espelho d’água.

SESC Jundiaí

 

Sesc Jundiaí
(Joana França/Divulgação/CASACOR)

O projeto que leva a assinatura da Teuba Arquitetura e Urbanismo é um dos cartões postais de Jundiaí. O edifício do SESC se destaca por suas formas, especialmente a torre mais alta que conta com uma leve curvatura cilíndrica. O prédio ainda se encontra rodeado de áreas verdes, o que torna a paisagem ainda mais bonita.

SESC Pompéia

 

sesc pompeia lina bo bardi foto nelson kon
Um dos marcos arquitetônicos da cidade de São Paulo, o Sesc Pompéia é obra de Lina Bo Bardi | (Pedro Kok/CASACOR)

Quem passa pela região da Pompéia sem dúvidas já reparou nesses dois edifícios conectados por uma série de pontes. Essa unidade do SESC é uma verdadeira obra de arte que leva a assinatura da arquiteta Lina Bo Bardi, também conhecida pela criação do MASP.

SESC Birigui

 

SESC Birigui
(Nelson Kon/CASACOR)

Também assinado pela Teuba Arquitetura e Urbanismo, o SESC Birigui chegou a receber o prêmio de Obra do Ano em 2020 pela ArchDaily. Aqui, a integração dos espaços e a circulação foram privilegiadas, além da aposta em janelas grandes para trazer o visual externo para dentro do espaço.

SESC Guarulhos

 

Sesc Guarulhos
(Nelson Kon/CASACOR)

Um espaço democrático e bem localizado, o SESC Guarulhos fica próximo do Aeroporto Internacional e o visual dessa unidade está em harmonia com a região: um ambiente urbano, amplo e receptivo aos turistas. O escritório responsável pelo projeto foi Dal Pian Arquitetos.

 

Publicidade