Sesc em Fortaleza utiliza de sistema construtivo modular em aço
O método utilizado pela Rede Arquitetos possibilitou uma excelente otimização de todos os processos, como mais rapidez na construção e redução de resíduos
A flexibilidade no uso dos espaços tem sido uma característica cada vez mais valorizada na construção de edifícios modernos, especialmente de prédios escolares, que precisam que seus ambientes sirvam a diversas finalidades.
Esse foi o pensamento da dupla Luiz Cattony e Bruno Braga, do escritório Rede Arquitetos, no processo de criação da Escola Educar II Sesc, em Fortaleza, e que apresenta uma área de 14.000 m².
Os profissionais explicam que a obra foi planejada como um sistema modular, que aumenta ou diminui a partir do módulo inicial e de acordo com as necessidades do programa ou do terreno. Condição que fez com que o sistema construtivo em aço fosse essencial para chegar ao resultado almejado, sendo, inclusive, fundamental para viabilizar a implantação da escola no terreno, com suas preexistências e dentro do cronograma previsto.
O uso do aço está na estrutura da edificação: em pilares, vigas e lajes em steel deck, além das escadas e as rampas em estrutura metálica. Na cobertura, foi utilizada telha metálica termoacústica, cuja face inferior plana, proporcionou um acabamento uniforme para os trechos onde não há forro.
O método também possibilitou uma excelente otimização de todos os processos construtivos, garantindo mais rapidez na construção e uma considerável redução de resíduos no canteiro de obras.