Artboard Created with Sketch.

ITA testa novas práticas sustentáveis de reforma na Casa Niemeyer

O Projeto Habitas deseja preservar o patrimônio arquitetônico das construções com a inclusão de tecnologias sustentáveis

Casa Niemeyer

Casa Niemeyer (Divulgação/CASACOR)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica colocará em prática na quarta-feira, dia 31 de janeiro, o Projeto Habitas, um conjunto de técnicas de reforma sustentáveis, desenvolvidas especialmente para aplicação em construções antigas.

Casa Niemeyer

Casa Niemeyer (Divulgação ITA/CASACOR)

O projeto prevê a intervenção em dois edifícios do campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos; na Casa Niemeyer e na Casa de Cultura & Sustentabilidade. O objetivo, segundo o professor e coordenador da iniciativa, Wilson Cabral de Sousa Júnior, é atrair a atenção para a importância da sustentabilidade e preservação, unindo o trabalho de engenheiros, designers e arquitetos, além de demonstrar a aplicabilidade e viabilidade de replicação dessas técnicas em outras obras pelo país.

Casa de Cultura

Casa de Cultura (Divulgação/CASACOR)

Ainda segundo o professor, o Habitas considera a redução de impactos socioambientais e a autossuficiência da concepção dos planos até a escolha dos materiais e consumo de energia e água.

Casa Niemeyer

 (Reprodução/CASACOR)

Uma das construções contempladas pelo Projeto Habitas, a Casa Niemeyer foi projetada pelo arquiteto como parte de um conjunto residencial para o campus. As residências são geminadas, com dois pavimentos bem marcados e varanda com pilotis.

 (Divulgação/CASACOR)

A reforma almeja a preservação do desenho original de Niemeyer, porém com a inclusão de tecnologias sustentáveis suficientes para alcançar a certificação AQUA-HQE – um padrão de sustentabilidade para construções brasileiras, que busca sempre uma melhoria de desempenho.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.