Artboard Created with Sketch.

A presença ilustre das peças de Oscar Niemeyer na CASACOR 2017

Do concreto à madeira, Oscar Niemeyer levou suas sinuosas linhas e curvas da arquitetura para o design, criando ícones do décor brasileiro

Nome importantíssimo e marcante da arquitetura brasileira, para não dizer que é o mais significativo, Oscar Niemeyer, reconhecido pelos seus projetos arquitetônicos e pela capital brasileira, também esteve presente no universo do design, colaborando para a construção de peças e objetos consagrados. Em 1970, o profissional começou a produzir mobiliário, apostando nas linhas e desenhos característicos de sua arquitetura no concreto, só que usando a madeira como material.

Das suas criações mais importantes, Niemeyer projetou com sua filha Anna Maria, os móveis do Palácio da Alvorada e o da Sede do Partido Comunista Francês. E com isso, vieram também os seus ícones do design, dentre eles a chaise Rio e o banco Marquesa, que se destacam pela estética e desenho. 

A chaise Rio, que lembra um balanço, equilibra-se em um só ponto, já o banco Marquesa possui calculada sinuosidade. Em comum: as estruturas são feitas com lâminas de madeira (imbuia ou pau-ferro) de diferentes espessuras, prensadas e articuladas; os estofados são de couro ou palha trançada. A sua produção é artesanal, e, por isso, algumas peças demoraram até 40 dias para ficarem prontas. Os móveis de Niemeyer foram expostos em diversos museus brasileiros, salões e feiras internacionais.

Por serem de suma importância para o design brasileiro e tão marcante nos projetos nacionais e internacionais, algumas de suas peças foram empregadas também em ambientes da CASACOR 2017. Seja para realçar o conceito do espaço ou mesmo para trazer a história do design brasileiro e fazer homenagem ao renomado profissional, o elenco da mostra pontuou seus espaços com os ícones de Niemeyer. Confira-os acima!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.