Coliseu irá receber um piso retrátil para facilitar atividades turísticas

A arena do Coliseu terá sua forma original restaurada com um palco que irá permitir apresentações e visitas. A reforma está prevista para 2023

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 28 Maio 2021, 12h30 - Publicado em 30 Maio 2021, 10h00
coliseu arena anfiteatro piso retratil restauracao render
Reprodução/CASACOR

O governo italiano aprovou o plano do estúdio de arquitetura Labics e Fabio Fumagalli junto da empresa de engenharia Milan Ingegneria para criar um piso retrátil no Coliseu em Roma. O novo piso irá substituir o piso original da arena, que havia sido removido no século 19, “devolvendo ao público a mesma visão que se tinha na antiguidade do palco do monumento“, afirma Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu.

coliseu arena anfiteatro piso retratil restauracao render
Reprodução/CASACOR

O palco funcionará com um controle remoto e cobrirá toda a área da arena do Coliseu, permitindo que os visitantes fiquem no centro e apresentações sejam realizadas no local. Para Russo, a reforma irá restaurar a “leitura integral [do Coliseu], evidenciando as necessidades de proteção e conservação com recursos tecnológicos de construção que apontam para a eco-sustentabilidade a longo prazo”.

Apoiado sobre a estrutura existente da construção, o piso irá permitir que o elaborado hipogeu – o complexo de elevadores que levava gladiadores diretamente para a arena abaixo do palco – possa ser visualizado. O palco será feito de uma série de ripas de fibra de carbono com acabamento em madeira Accoya, que serão apoiadas em trilhos. Para retrair o piso, essas ripas serão giradas 90 graus e, em seguida, retiradas.

coliseu arena anfiteatro piso retratil restauracao projeto
Reprodução/CASACOR

“As lâminas serão movidas sem interromper a visita ou ocultar qualquer parte das estruturas arqueológicas”, explicou o Parque Arqueológico do Coliseu. “O acionamento desse mecanismo durante a visita às áreas subterrâneas vai garantir novas e destacadas vistas, além de ampliar o efeito da luz natural e a imponência do Coliseu”. A instalação do novo piso está prevista para 2023.

Continua após a publicidade
Publicidade