Continua após publicidade

Marton Estúdio aposta em estrutura sustentável na loja da CASACOR SP

O espaço, que remete a uma estufa, pode ser reproduzido em outras locações

Por Vanessa D'Amaro
Atualizado em 18 fev 2020, 07h49 - Publicado em 26 Maio 2018, 00h46
(Rafael Renzo/CASACOR)

A estrutura chama a atenção de longe. A Loja CASACOR Duratex por Armazém do Marton – um espaço de 80 m² com mais de seis mil produtos focados em economia criativa, design e lifestyle – ganhou uma cobertura verde de 25 m² que representa, de maneira poética, a própria temática da mostra em 2018: A Casa Viva.

Publicidade
(Rafael Renzo/CASACOR)

A ideia, segundo José Marton, é que o espaço lembrasse uma estufa e remetesse ao cultivo da vida. Mas engana-se quem pensa que a loja vai ganhar temperaturas elevadas: o ambiente é totalmente ventilado e não precisa nem de ar condicionado. Isso acontece porque há uma manta entre as telhas e o forro para garantir o conforto térmico da construção.

Publicidade
(Rafael Renzo/CASACOR)

Como a sustentabilidade é uma marca do trabalho do Marton Estúdio, foi a preocupação com ela que balizou todo o projeto da loja. “Trabalhamos muito com cenografia, por isso temos essa preocupação em minimizar o impacto do descarte no ambiente ao final do projeto. E essa é uma preocupação da mostra também!”, comenta José Marton.

(Rafael Renzo/CASACOR)

A loja foi toda criada a partir de uma estrutura de madeira, que pode ser completamente desmontada e remontada em outro lugar. “A madeira é cortada no tamanho adequado para o ambiente e as réguas são coladas umas nas outras. Este sistema construtivo é muito usado nos Estados Unidos e na Europa, mas ainda não é tão comum no Brasil”, explica. “Neste tipo de obra, você economiza muito o tempo de montagem. É um tipo de construção muito rápida e simples”, revela.

Publicidade
(Rafael Renzo/CASACOR)

A ideia do desmonte não é inédita para o Marton Estúdio. Na última edição de CASACOR em 2017, a sua equipe levou a loja, com toda a matéria prima original, ao Shopping Villa Lobos após o término da mostra.  O projeto, inclusive, venceu duas categorias do 5º Prêmio Design de Varejo RDI Brasil em 2017: sustentabilidade e loja pop up. Marton explica que esta é uma das principais bandeiras do estúdio com relação aos seus projetos de varejo. “A preocupação com o descarte, hoje, é emergencial”, reflete.

SERVIÇO CASACOR SÃO PAULO 2018

Publicidade

QUANDO?

De 22 de maio e 29 de julho

Publicidade
Continua após a publicidade

Terça a sábado, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Publicidade

ONDE?

Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, 875

Continua após a publicidade

QUANTO?

De terça a quinta-feira:

Ingresso inteiro: R$ 60

Meia entrada: R$ 30

Continua após a publicidade

De sexta a domingo e feriados: 

Ingresso inteiro: R$ 76

Meia entrada: R$ 38

Passaporte Único: R$ 180

Continua após a publicidade

Clique aqui e adquira o seu ingresso!

Valet: R$ 35

Publicidade
Publicidade