Aconchego e delicadeza marcaram o Ateliê Deca na CASACOR São Paulo

Assinado por ninguém menos do que Leo Romano, o Ateliê Deca convida os visitantes a uma experiência sensorial que dita tendências

Por Yeska Coelho Atualizado em 1 dez 2021, 10h31 - Publicado em 26 nov 2021, 12h00

Os lares sempre se apresentaram como locais de acalento e conexão, mas ganharam um significado ainda mais profundo nesse período, especialmente quando o assunto é “proteção”, e foi pensando nesse diálogo entre homem, casa e o que há dentro dela que o Ateliê Deca nasceu.

A pandemia foi uma das principais temáticas que marcaram a CASACOR São Paulo esse ano, e não poderia ser diferente, afinal, o cenário mundial foi drasticamente afetado com a chegada do novo vírus, e novos hábitos e necessidades precisaram ser incorporados à realidade das pessoas.

Ateliê Deca por Leo Romano
Rafael Renzo/CASACOR

As residências se apresentam como locais em que o design se revela, e demonstra sua importância, no cotidiano, diluído em ações simples como escovar os dentes, preparar uma refeição, tomar banho, entre outros. O Ateliê Deca, por Leo Romano, chamou a atenção e transportou os visitantes da CASACOR para a suavidade e poesia, um respiro de arte que inspira os sentidos, o espaço e a vida, com uma arquitetura que iluminou a cidade e trouxe um sentimento de esperança, como um templo para o recomeço.

O espaço foi construído em quase 400 m², no topo do Parque Mirante, e fez um verdadeiro convite ao relaxamento. A arquitetura com inspiração nórdica trouxe leveza, com técnica construtiva de travamento de madeira Cambará e telhado translúcido, que resultou em uma plasticidade simples, convidativa e, ao mesmo tempo, sustentável – lançando mão de materiais empregados na base da construção 100% reutilizáveis.

A chegada ao espaço foi marcada pelo encontro com um amplo espelho, um encontro do visitante com ele mesmo, para se reconhecer fisicamente antes de adentrar em uma atmosfera de desaceleração e respiro, para se conectar ao que há de mais profundo dentro de si e vivenciar uma experiência única.

Um living de emoções

 

Continua após a publicidade

Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.

O living  aconchegante foi pensado para trazer um toque de suavidade e leveza, mas também servir como ponto de encontro de outros quatro cantos, cada um com um objetivo específico de promover diferentes sensações: Despertar, criar, inovar e viver.

Ateliê Despertar

 

Continua após a publicidade

Ateliê Deca por Leo Romano
Rafael Renzo/CASACOR

No Ateliê Despertar, o convite a leveza poética se materializou no painel com uma instalação, onde o verso do poeta alagoano Jorge de Lima (escrito em 1952) foi gravado, em baixo relevo, nos metais da linha Dream: “Há sempre um copo de mar para o homem navegar”. Em um espaço de conhecer e de relatar histórias e emoções, elementos como a Cuba de sobrepor redonda L.1050 com textura Diamante na cor Marfim e o monocomando LK com textura Wave no acabamento Corten (2885.CT17.MT.T03), ampliam a atmosfera dos saberes.

Ateliê Criar

 

Continua após a publicidade

Ateliê Deca por Leo Romano
Rafael Renzo/CASACOR

Para o Ateliê Criar, a criatividade foi o âmago do projeto, sendo valorizada através de um design que traduziu o universo da arte e da arquitetura. Neste movimento fluido, a Cuba redonda de apoio em inox, no acabamento Corten (L.12037.CT.MT.VAL), e a Torneira Touchless Orbe com textura Planet (1189.CT103.MT.T05), também no acabamento Corten com esfera Black Matte, caminham pela essência e estímulo à criatividade.

Ateliê Inovar

 

Continua após a publicidade

Ateliê Deca por Leo Romano
Rafael Renzo/CASACOR

O Ateliê Inovar refletiu a busca constante pelo novo, onde pesquisa e inovação se apoiam na tecnologia e em referências históricas da humanidade para promover outras experiências. Com uma estética que pôde ser apreciada pelo olhar e pelo toque, a Cuba de apoio quadrada cimentícia L.70 no acabamento Volcano, inspirada na arquitetura brutalista, e a Torneira de mesa Unic com textura Cristal (1189.CT90.MT.T02) no acabamento Corten ressaltaram o fio condutor de nossos tempos e trouxeram uma verdadeira tendência em relação ao “novo morar”.

Ateliê Viver

 

Continua após a publicidade

Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.
Rafael Renzo/CASACOR

Muito além da funcionalidade, o Ateliê Viver explorou aromas e texturas que desempenham o papel cuidadoso de trazer aconchego e sensações através dos sentidos. A estética suave da Cuba de sobrepor redonda L.1050 na cor Pistache se uniu a outros elementos da natureza que abraçaram o espaço. 

A beleza é entendida como uma forma de expressão de vida e foi inspirado nisso que a  Torneira Orion com textura Bloom (1189.CT102.MT.T04), de Ricardo Bello Dias, foi eleita para compor o ambiente.

Limpeza física e espiritual

 

Continua após a publicidade

Ateliê Deca por Leo Romano
Rafael Renzo/CASACOR

A água sempre foi símbolo de purificação, e por isso, Leo Romano apostou em um espelho d’agua que acomodou fontes, retratando nossa relação com a água e seu poder de limpeza física e espiritual. Concebidas a partir do olhar do arquiteto, com a junção de louças Deca e bolhas douradas, as instalações de arte ganharam como pano de fundo o skyline da cidade de São Paulo. Em outro ponto, a tropicalidade de uma sequência de Cicas mesclou a natureza presente no ambiente com a que se exibia na praça vizinha da mostra, vista de cima.

No espaço, o mobiliário autoral de Leo Romano completou a proposta de acolhimento, com peças como sofás, chaises e poltronas da coleção “Para ser Feliz” e a ampla mesa de centro e cadeira da coleção “Chuva“. 

Ateliê Deca por Leo Romano
Rafael Renzo/CASACOR

A sala de banho marcou uma transição, um ambiente de introspecção, onde se desaguam as sensações do dia e da noite, e se renovam para outras que se apresentam na vida. É também onde se conectam as novas experiências com o que sempre existiu, um ser único em sua trajetória. 

Assim, uma paleta preta tomou todo o ambiente e apresentou uma grande novidade para banheiros. Na ampla bancada, uma sequência de Cubas de apoio em inox revelaram o inesperado através do design slim. Transmitindo leveza e fluidez, este lançamento com textura suave une tecnologia e funcionalidade, com perfeito escoamento para uma cuba sem manchas ou resíduos de água. Uma inovação que irá encantar  através de suas cores – Corten e Black Matte, disponível nos formatos redondo e retangular. Para compor, torneiras funcionais Touchless

Na área de banho, Chuveiros de teto Jader Almeida (2107.BL.TET.MT) criavam uma tela de água utilizada como de pano de fundo para a projeção humanizada de um banho. Os movimentos do casal de bailarinos em slow motion têm assinatura do renomado coreógrafo Henrique Rodovalho, encerrando a visita ao espaço com um ponto alto de arte e poesia visual.

Continua após a publicidade

Publicidade