Spoiler CASACOR RS 2022: confira os primeiros ambientes da 30ª edição!

Edição comemorativa da CASACOR Rio Grande do Sul acontece de 06 de agosto a 02 de outubro no prédio centenário Pia Chaves Barcellos, em Porto Alegre

Por Redação Atualizado em 4 ago 2022, 08h46 - Publicado em 4 ago 2022, 09h00
Spoiler CASACOR Rio Grande do Sul 2022
Cristiano Bauce/CASACOR

Ao completar três décadas, a CASACOR Rio Grande do Sul realiza uma das suas edições mais emblemáticas neste ano – de 06 de agosto até 02 de outubro – ao levar o evento para a sede histórica da Instituição Pia Chaves Barcellos (Rua Dona Leonor, 360), erguida no ano de 1923, em Porto Alegre. O evento abre suas portas em uma área total de 3.500m², apresentando as principais tendências de arquitetura, design e paisagismo em 40 ambientes concebidos por um elenco de 70 profissionais.

Localizada em um terreno nos altos do bairro Rio Branco e com vista privilegiada para a capital, a construção será a casa de ambientes que trazem temas diversos em espaços como suítes, estúdios, salas, quartos e apartamentos completos. Além disso, a mostra contará com áreas externas, um café e um restaurante e wine bar para atender ao público visitante.

Após a CASACOR RS, o prédio, que tinha objetivo de acolher e educar meninas órfãs e carentes, e manteve-se em funcionamento através da Associação de Irmãs Franciscanas até 2005, abrigará as novas instalações da Escola Pampeano. Abaixo, confira as novidades que poderão ser visitadas a partir de sábado!

Solar Alta Vista, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Francisco Franck – Solar Alta Vista. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

O Solar Alta Vista tem, em seus acabamentos, um dos principais pontos de destaque do projeto. Grandes painéis em pau ferro harmonizam com a marcenaria em cor grafite – ambos da Evviva. A utilização da madeira no piso, característica marcante dos projetos de Francisco Franck, está presente na madeira em tábuas de cumaru da Espaço do Piso. O papel de parede em linho azul da Andrea Feine veste grande parte das paredes e traz harmonia e ainda mais aconchego ao ambiente.

Casa Lume, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Lídia Maciel – Casa Lume. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

Lídia Maciel também marca presença na mostra CASACOR SP. Um dos destaques do ambiente é uma peça de um dos grandes nomes do design mundial: Michael Anastassiades, que assina o pendente sobre a mesa do jantar. A arquiteta Lídia Maciel traz a luz como inspiração principal para esta edição comemorativa da CASACOR RS.

22#ZERO2, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Juarez Cruz – 22#ZERO2. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

Em sua sexta participação em CASACOR RS, Juarez Cruz apresenta o Estar 22#ZERO2, projeto de 44m² com ambientes fluidos e minimalistas, contemplando hall de entrada, estar íntimo e home office. Juarez Cruz também está presente nesta edição da CASACOR SP.

Meu Essencial, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Erika Listo – Meu Essencial. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

Partindo do tema das mostras da CASACOR 2022, Infinito Particular, a arquiteta projetou um estar que tivesse um pouco de tudo o que lhe traz aconchego, paz e satisfação. A poltrona e a banqueta Neus e a mesa Martini de Luia Mantelli são destaque no mobiliário.

Casa Pluma, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Lineastudio Arquiteturas – Casa Pluma. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

Alerta de tendência! Tecidos fluidos separando ambientes e criando espaços conforme a posição escolhida pelo usuário. Já o mobiliário – como cama, sofá, poltrona e banqueta –  seguem um design com formas curvas.

Garagem Terra e Fé, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Daniel Wilges – Garagem Terra e Fé. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

Esbanjando texturas rústicas, tons neutros e um oratório de madeira, “Garagem Terra e Fé” é um convite à contemplação e aos momentos serenos da vida. Essa narrativa visual que remete à terra e à natureza é costurada pela presença de tons terrosos, que aparecem em diversos pontos, incluindo a ilha gourmet.

Continua após a publicidade

Lounge XIV, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Paula Lino – Lounge XIV. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

O ambiente tem formato elíptico que permite acolher as pessoas que chegam. A edificação, com história para contar, inspirou a arquiteta a homenagear a história do local. O piso é original e tem toda a beleza do ladrilho da época da construção. Foram escolhidas cores terrosas e madeira natural para trazer aconchego.

Home Office Versatile, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Sabrina Sbardelotto – Home Office Versatile. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

O projeto foi concebido para ser um home office versátil. Considerando um ambiente bem compacto, o Home Office Versatile foi projetado pensando na polivalência dos mobiliários para tornar o espaço flexível. Paralelo a isso, o espaço foi transformado em um lugar de sofisticação com materiais cheios de tecnologia. O conceito é reforçado em vários detalhes do projeto, como poltronas, móveis soltos e marcenaria que trazem bem-estar. Além disso, a natureza adentra a casa fazendo do lugar um refúgio e proporcionando inspiração.

Olhar Submerso, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Auba Arquitetura – Olhar Submerso. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

O grande ponto do projeto é criar experiências e estabelecer relações visuais entre luz, sombra e formas. Conectar à natureza através da utilização de materiais, cores e texturas que incorporaram características do “design biofílico” ao espaço; valorizando, além das linhas retas, o uso de formas curvas e orgânicas, que remetem ao oceano, por vezes calmaria e por vezes tempestade, assim como o nosso dia-a-dia.

Dois Tempos Espaço Duratex, ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022.
Luiz Sentinger – Dois Tempos – Espaço Duratex. Ambiente da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Cristiano Bauce/CASACOR

O Espaço Duratex apresenta uma sala de estar com lareira que se integra à cozinha, com ilha de manipulação de alimentos e mesa de jantar. O piso original do espaço foi mantido e passou por um processo de revitalização, eliminando camadas danificadas e respeitando os efeitos do tempo na madeira.

Serviço CASACOR Rio Grande do Sul 2022

 

Data: de 06 de agosto até 02 de outubro de 2022

Endereço: Rua Dona Leonor, 360 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS

Horário: de terça a sexta, das 13h às 20h30 (visitação até às 22h)

Sábados, domingos e feriados das 12h às 20h30 (visitação até 22h)

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade