Casa Ojalá é um exemplo de sustentabilidade moderna na Milan Design Week

Criada por Beatrice Bozanigo e Isabella Invernizzi, do IB Studio, a morada possui apenas 27 m² e pode ser montada em qualquer lugar, por qualquer pessoa

Por Alex Alcantara Atualizado em 17 fev 2020, 16h40 - Publicado em 12 mar 2019, 14h22
Divulgação/CASACOR

Ao imaginar algo diferente da arquitetura estática, Beatrice Bonzanigo cria um projeto de morada sustentável, flexível e conectada com a natureza. A Casa Ojalá é um protótipo de mini residência, que será apresentado na Semana de Design de Milão 2019.

Divulgação/CASACOR

A construção de apenas 27 m² configura dois quartos, um terraço, uma cozinha, uma sala de estar e banheiro com vaso sanitário afundado, podendo ser concebida em até 20 layouts diferentes. Outro benefício da casa é que ela pode ser alocada em qualquer lugar, e montada por qualquer pessoa.

Divulgação/CASACOR

“A Casa Ojalá é um produto sustentável, minimalista, compacto e flexível para um novo tipo de conforto, longe da TV ou do ar-condicionado”, explicou Beatrice, que comanda o escritório IB Studio, ao lado de Isabella Invernizzi.

Divulgação/CASACOR

Toda a morada pode ser configurada de acordo com a necessidade e vontade do morador, que pode escolher separar, mesclar ou abrir os espaços completamente. Isto é possível graças a um sistema mecânico manual, que compreende cordas, polias e manivelas, capazes de controlar as paredes deslizantes de madeira e as divisórias de tecido, que se enrolam nos postes na borda e no centro da estrutura.

Divulgação/CASACOR

A casa também foi pensada para ser completamente sustentável. Um sistema de coleta de água da chuva e um tanque séptico fornecem o líquido para beber e tomar banho. Já os painéis fotovoltaicos são usados ​​para gerar energia. Luz e ventilação natural também são recursos que devem ser levados em consideração na minimização dos impactos ambientais. Além disso, a ideia é que, na concepção da construção, seja levado em conta os materiais disponíveis localmente, promovendo também um equilíbrio ambiental e social.

Divulgação/CASACOR

O protótipo estará disponível para visitação na Milan Design Week 2019, entre os dias 9 e 14 de abril.

Continua após a publicidade
Publicidade