Continua após publicidade

Aprenda a plantar uma árvore com essas dicas simples

Além da estética visual, as árvores impactam diretamente na vida humana e podem ser plantadas por qualquer pessoa, desde que alguns cuidados sejam tomados

Por Redação
18 mar 2022, 16h00
suite arquitetos casa da arvore casacor 2018 paisagismo
Casa da Árvore Renault, assinada pela Suite Arquitetos | (Ricardo Bassetti/CASACOR)

Escrever um livro, ter um filho, plantar uma árvore. Para muitos, essas são as grandes realizações que devem ser feitas ao menos uma vez na vida! E para ajudar na hora de plantar uma árvore, o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, a frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística, reuniu diversas dicas e cuidados necessários para o momento do plantio. 

“Além da poética por trás da ideia de que todos devemos plantar uma árvore, existe uma questão racional e fundamental de nossa própria existência – as árvores são responsáveis pela formação e manutenção de florestas e, consequentemente, pelos benefícios e condições à vida de uma série de outras espécies, incluindo a nossa”, destaca o paisagista.

Refúgio Urbano, assinado por Marina Linhares |
Refúgio Urbano, assinado por Marina Linhares | (Rômulo Fialdini/CASACOR)

Além da importância tamanha, as árvores contribuem para um visual aconchegante das cidades e lares e podem ser plantadas por qualquer pessoa. 

Continua após a publicidade

“O importante é tomar alguns cuidados, especialmente quando se trata da espécie adequada para o local do plantio”, diz o paisagista. Isso porque algumas árvores podem atingir proporções muito grandes, tanto em suas copas, quanto em suas raízes, folhas e frutos. 

refugio-urbano-marina-linhares-casacor-sao-paulo-2018
Refúgio Urbano, assinado por Marina Linhares | (Romulo Fialdini/CASACOR)

“Quando mal planejado, um plantio pode gerar excesso de galhos frágeis, folhas e frutos que danificam coberturas e carros, por exemplo, ou deixam as calçadas escorregadias. É necessário escolher o local correto e evitar possíveis danos a vizinhos e a infraestrutura urbana”, alerta.

Plantio urbano

bia abreu janelas casacor 2020 sao paulo casa conectada lg paisagismo jardim arquitetura sustentabilidade foto renato navarro
Casa Conectada LG, por Bia Abreu- Janelas CASACOR SP | (Renato Navarro/CASACOR)

Quando falamos de árvores que ficam em calçadas, é importante tomar alguns cuidados específicos. Espécies muito altas, que cheguem a mais de 6 metros de altura, devem ficar longe de fiações elétricas. No geral, o ideal é deixá-las também distantes dos muros e sem comprometer a calçada.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras up3 michelle wilkinson thiago morsh cade marino
Casa UP, por UP3 Arquitetura – CASACOR Rio 2021 (André Nazareth/CASACOR)

“Optar por árvores de pequeno porte, com raízes não tão agressivas e com copa mais esbelta do que larga, evitando bloquear o espaço por completo ou bater em carros, é o mais indicado. É melhor evitar árvores com frutos muito grandes ou gosmentos, que podem também fazer com que a pessoa escorregue na calçada”, indica Cezar Scarpato.

Plantio doméstico

Catê Poli e João Jadão - Rooftop CASACOR, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Catê Poli e João Jadão – Rooftop CASACOR, projeto da CASACOR São Paulo 2021 | (Evelyn Muller/CASACOR)

Jardins em casa costumam ser áreas mais livres, e o principal cuidado é com a proporção do espaço.

“A principal qualidade de trazer uma árvore é o sombreamento, que também pode favorecer um ambiente da casa ou uma fachada que recebe sol direto, deixando tudo mais confortável. Outro beneficio é em relação às frutas, quando escolhida uma árvore frutífera. E, por fim, é claro, o benefício visual”, diz o paisagista.

KalilFerre Paisagismo - Meu Verde Particular, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Meu Verde Particular, por KalilFerre Paisagismo – CASACOR SP 2021 (Evelyn Müller/CASACOR)

Para sombreamento, Scarpato indica o plantio de espécies de copa mais frondosa como Ingá, Aroeira, Mangueira, Flamboyant, Chapéu-de-sol, Oiti e Sombreiro.

Continua após a publicidade

Agora, para aqueles que buscam uma árvore super colorida, o Ipê, a Quaresmeira, Resedá, Pau-formiga, Chuva-de-ouro, Manacá-da-serra, Jasmim-manga, Magnólias e o Mini-flamboyant são a melhor aposta.

Cuidados ao plantar

Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores - Casa Elos,, projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2021.
Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores – Casa Elos (Felipe Araujo/CASACOR)

Para ajudar no plantio, o paisagista Cezar Scarpato afirma que o principal cuidado deve ser com o torrão da árvore, que não pode ser quebrado ou danificado. Atenção também ao caule, que não deve ficar coberto com terra – isso porque a árvore transpira pelo tronco e abafá-lo poderia deixá-la mais suscetível à doenças e pragas.

“O berço de plantio, que se trata do buraco para receber a árvore, deve ser largo e no mínimo duas vezes maior do que o torrão, para proporcionar a adição de terra mista adubada, junto com a terra do próprio local revolvida e arejada, facilitando o crescimento inicial das raízes”, ensina.

Continua após a publicidade
casa syshaus arthur casas casacor sao paulo 2018
Casa Syshaus, por Arthur Casas- CASACOR SP 2018 | (Filippo Bamberghi/CASACOR)

Em locais com ventos fortes, um tutor vertical deve ser adicionado, para o escoramento do caule.

Por fim, Scarpato indica que o plantio seja feito preferencialmente nas meias estações, especialmente na primavera. “Isso garante a rega natural, com a temporada de chuvas, e temperaturas mais amenas, para menor evaporação”, explica.

A época menos interessante é no final do outono ou começo do inverno, quando as condições climáticas não são tão favoráveis na maioria dos lugares, e o metabolismo e crescimento das plantas fica estagnado ou lento.

Publicidade