Artboard Created with Sketch.

MDW 2017: O melhor do design brasileiro na ars fabricandi

A marca belga leva para Milão nomes de destaque do design brasileiro e que se fazem presentes nas coleções de mobiliário, luminárias e objetos

Com o intuito de estimular e valorizar o design de diversas regiões do mundo, a ars fabricandi reúne, em suas coleções de mobiliário, luminária e objetos, peças de renomados designers do cenário internacional. A marca, que tem um showroom em Bruxelas, está em Milão pela primeira vez, com uma exposição no FuoriSalone, no centenário Palazzo Litta, com peças de vários profissionais, incluindo brasileiros. Dentre eles, destacam-se Carol Gay, Ana Neute e Rafael Chvaicer, todos de São Paulo.

Dentre os destaques da ars fabricandi, apresentados na Milan Design Week, está a Luminária Molécula, assinada pela designer brasileira Ana Neute. A peça é um sistema mutável, onde a peça é montada pelos designers através de um método que possibilita experimentar a forma diretamente no objeto. Seus elementos básicos são cúpulas e hastes, feitos sob medida. Uma porca é atarraxada à contraporca unindo a cúpula de alumínio à haste de latão. O procedimento possibilita o usuário a modelar o objeto, escolher uma posição, um ângulo, montar e desmontar, o que torna o objeto interativo e único para a pessoa que a possui.

Outra novidade apresentada aos visitantes da MDW 2017 é a Cadeira Boléia, de Rafael Chvaicer. A peça é feita de couro e madeira. Seu desenho parece deixar o assento e o encosto suspensos no ar. O couro, que abraça a estrutura de madeira, tem design orgânico e contrasta com as linhas retas. Os materiais principais do objetos são articulados por parafusos de latão. Estes parafusos, bem como as barras de latão, foram feitos sob medida para a cadeira.

Carol Gay, jovem designer que tem ganhado destaque no cenário internacional, leva para a ars fabricandi a NoAr +3255. Para criar a peça, Carol fez uma investigação que é pautada na valorização de materiais comuns como a borracha industrial, pensando de sustentabilidade e na interação entre reciclagem e concepção. A execução do projeto é o resultado da colaboração entre ars fabricandi e a arquiteta e artesã siciliana Isabella Doro. Seguindo as pesquisas e ideias de Carol, Isabella pega pneus de caminhão abandonados e recicla a borracha para criações requintadas. Elegante, confortável, simplesmente linda e sustentável: estas palavras descrevem a essência do NoAr.

(Marco Zanin/CASACOR)

A marca belga também apresenta novidades da sua parceria com a Fabrica, centro italiano de pesquisa integrado ao Grupo Benetton, que oferece aos jovens do mundo todo bolsas de estudo estimulando o surgimento de novos talentos. O campus da Fabrica, reconhecida internacionalmente, fica numa vila do século XVII, restaurada e significativamente aumentada pelo renomado arquiteto japonês Tadao Ando.

Serviço ars fabricandi Launch Exhibition ‘Genesis’

Quando?

De 4 a 9 de abril de 2017

Horário:

Dia 4 de abril, das 11h às 19h;

Dia 5 de abril, das 11h às 23h;

Dias 6 a 8 de abril, das 11h às 21h;

Dia 9 de abril, das 11h às 20h.

Onde?

Palazzo Litta – Corso Magenta 24, Milão, Itália

Entrada Gratuita

Veja também

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s