Terminal modular e policromático do aeroporto de Genebra é inaugurado
Assinado pelo Rogers Stirk Harbour + Partners, o terminal maximiza a luz do dia no interior, reduzindo a demanda por iluminação artificial
![aile-est-geneva-airport-terminal-rogers-stirk-harbour-partners_dezeen_2364_col_6 aeroporto; terminal suíça; policromático; Rogers Stirk Harbour + Partners](https://casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/03/aile-est-geneva-airport-terminal-rogers-stirk-harbour-partners_dezeen_2364_col_6.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&resize&strip=info&w=1024)
O escritório de arquitetura britânico Rogers Stirk Harbour + Partners concluiu o terminal policromático e modular do aeroporto Aile Est em Genebra, na Suíça.
Composto por dois andares, o Aile Est atende seis estandes de aeronaves existentes no aeroporto internacional, além de instalações de embarque, desembarque e salas VIPs.
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O terminal se distingue por sua forma estreita e alongada, descrita pelo escritório como um “paralelogramo extrudado” para maximizar a luz do dia no interior, reduzindo a demanda por iluminação artificial.
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Aile Est tem uma estrutura modular que se repete, com seis portões construídos a partir de quatro módulos de 20 metros de comprimento.
Concebida como um kit de peças, esta estrutura permite que o edifício seja facilmente desmontado, reciclado ou ampliado no futuro. Foi ela também quem ajudou a reduzir o desperdício durante a construção.
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Os passageiros são recebidos por grandes extensões de vidro que observam os pilotos que se preparam para a partida e mais adiante para as Montanhas do Jura.
A orientação dos passageiros dentro do aeroporto também é ajudada pelos tetos e assentos coloridos, que quebram a repetição estrutural e distinguem um portão do outro.
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“Um aeroporto pode ser um ambiente estressante, principalmente se não tiver certeza de onde fica o portão de embarque ou quanto tempo levará para chegar lá”, disse Douglas Paul, parceiro associado do escritório.
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Para evitar o superaquecimento e o brilho solar das grandes extensões de vidro, os núcleos de serviços e escadas são projetados para sombrear o edifício em conjunto com persianas fixas.
As janelas também são de vidro triplo e têm revestimentos incolores que ajudam a maximizar a luz do dia. De acordo com o escritório, o terminal foi projetado para produzir mais energia do que consome usando fontes de energia renováveis no local, como painéis fotovoltaicos e pilhas geotérmicas.
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Fonte: Dezeen