Continua após publicidade

3 maneiras de criar espaços multifuncionais dentro de casa

Cômodos integrados aumentam a sensação de bem-estar e dão amplitude a ambientes pequenos com soluções criativas

Por Redação
Atualizado em 3 mar 2022, 16h36 - Publicado em 5 mar 2022, 10h00
Casa dos Pássaros - Tufi Mousse. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
Casa dos Pássaros – Tufi Mousse. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021. (Lio Simas/CASACOR)

Espaços com mais de uma função dentro de casa deixaram de ser tendências e viraram realidade. A integração dos cômodos de um imóvel a partir de ideias criativas ganha ainda mais importância em ambientes pequenos

Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi), 75% dos prédios residenciais lançados entre janeiro de 2020 a agosto de 2021 em São Paulo são de espaços como estúdios, lofts e até quarto e sala.

Os espaços multifuncionais incentivam diversas funções em um mesmo espaço sem parecer algo bagunçado – seja para quem mora em apartamentos reduzidos ou para quem tem busca uma melhor conexão entre os cômodos. Dentro desse conceito é possível fazer com que a varanda seja uma extensão da sala, ou então a cozinha se anexe à sala de jantar, por exemplo.

Como unificar e separar os ambientes?

 

loft-pra-perto-do-mar-juliana-pipi-santa-catarina-florianópolis-2019-mariana-boro
Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi. Ambiente da CASACOR Santa Catarina 2019. (Mariana Boro/CASACOR)

Uma das fórmulas para criar um espaço multifuncional é elaborar elementos sutis que funcionem tanto para dar um clima de união dos cômodos quanto para dividir ambientes. Por exemplo, painéis vazados em MDF funcionam como divisórias e são ótimas sugestões para essas integrações, levando beleza e modernidade ao ambiente.

Apartamento por Cacau Ribeiro, do elenco CASACOR

Já a colocação de luz central – incidindo sobre a sala de estar e a cozinha, por exemplo – traz sensação de integração. Prateleiras, gaveteiros ou bancadas cortando dois ambientes também colaboram na sensação de unificação.

Continua após a publicidade

Abaixo, separamos 3 maneiras de integrar os ambientes dentro de casa!

Varanda integrada com sala

 

apartamento; varanda integrada

Aquele corredor da varanda pouco aproveitado pode ganhar novo sentido caso se torne um prolongamento da sala. Essa proposta traz uma sensação de ambiente mais amplo. 

Continua após a publicidade

Apartamento assinado por Ticiane Lima

Aqui vai um segredinho para promover a integração natural: unifique os pisos dos dois ambientes para dar amplitude e evitar tropeços, principalmente em áreas pequenas.

Cozinha conectada com a sala

 

Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao - Loft com Varanda. Ambiente da CASACOR Paraná 2021.
Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao – Loft com Varanda. Ambiente da CASACOR Paraná 2021. (Eduardo Macarios/CASACOR)

Uma cozinha pequena pode ganhar uma ótima amplitude quando se encontra com a sala. Essa redefinição do layout pode ter como inspiração a cozinha americana, que usa apenas meia parede ou uma bancada para promover a separação com a sala.

A vista para a praia do Leme é o pano de fundo deste apartamento de 180 m²

A bancada que separa a cozinha da sala também pode ganhar um visual customizado, combinando cores para fazer uma melhor integração entre os dois ambientes. Esse ornamento da bancada gera uma divisória natural e suave dos espaços, que é a proposta do espaço multifuncional.

Espaço do home-office

EFC Arquitetura - Espaço Soleil Home Office. Ambiente da CASACOR Ribeirão Preto 2021.
EFC Arquitetura – Espaço Soleil Home Office. Ambiente da CASACOR Ribeirão Preto 2021. (Felipe Araujo/CASACOR)

Alternativa de trabalho que se intensificou no período da quarentena, o home office veio para ficar! Uma ótima dica para seu home office integrado é criá-lo próximo a uma janela com boa entrada de luz, seja no quarto, na sala ou até na varanda integrada. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade