Reaproveitar e reciclar: CASACOR Rio 2022 será ainda mais sustentável

Menos quebra-quebra: este é o princípio que o elenco da CASACOR Rio está aplicando para os novos ambientes ao reaproveitar itens da edição passada

Por Redação Atualizado em 3 mar 2022, 17h54 - Publicado em 4 mar 2022, 11h00

Para quem não conseguiu visitar a CASACOR Rio em 2021, a edição deste ano estará cheia de surpresas. Porém quem já esteve na Residência Brando Barbosa vai ter a chance de rever algumas das intervenções criadas para a mostra do ano passado que foram reaproveitadas agora pelo novo elenco. Afinal, é tempo de economia e sustentabilidade – e sempre vale a pena ver de novo aquilo que a gente já curtiu uma vez.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras andrea chincharo biblioteca
Andréa Chicharo Arquitetura – Biblioteca. André Nazareth/CASACOR

Um dos ambientes que vale a pena ficar de olho é o Home Theater. O espaço, que na edição 2021 abrigou uma Biblioteca com nichos dourados, é neste ano reaproveitada pelo arquiteto Rodrigo Barbosa, que assume a ambientação da sala e se propõe a dar a ela ares completamente diferentes, a começar pela função do ambiente.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna malta andrea duarte cozinha amigos
Anna Malta e Andréa Duarte – Cozinha dos Amigos. André Nazareth/CASACOR

A cozinha que tanto ganhou os visitantes da mostra anterior passa agora por uma mudança completa: o espaço abrigará um café. Mas a estrutura original da casa será mantida – inclusive os armários. A diferença? A arquiteta Vivian Reimers tira suas portas para transformá-los em estantes para exibição de produtos.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras paola ribeiro quarto casal
Paola Ribeiro – Quarto do Casal. André Nazareth/CASACOR

Foi exatamente esse mesmo recurso que foi aplicado por Paola Ribeiro na antessala de seu quarto na edição passada. Este ano, o espaço ganha nova função: vai abrigar um home office. O ambiente será decorado pela arquiteta Adriana Esteves que vai manter as intervenções de Paola nas estantes.

Continua após a publicidade

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras mauricio nobrega casa bistro
Maurício Nóbrega Arquitetura – Casa Bistrô. André Nazareth/CASACOR

Quem também está de olho na sustentabilidade é o arquiteto Erick Figueira de Melo. Responsável pelo complexo gastronômico com restaurante, pizzaria e champanheria que vai ocupar a área onde, no ano passado, estavam o restaurante, o bar e o empório, o arquiteto vai aproveitar toda a estrutura de cozinha industrial criada para o ano passado, dando a ela uma ambientação nova e surpreendente.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras victor niskier pergolando
Victor Niskier – #Pergolando. MCA Estúdio/CASACOR

Único arquiteto que vai refazer o mesmo espaço da edição passada, Victor Niskier tem o desafio extra de inovar seu próprio trabalho – e ele está mais do que pronto para isso. O lounge do ano passado cederá lugar a já tradicional livraria, ainda que muitos dos itens instalados em 2021 serão reaproveitados com uma nova roupagem. Uma prática que é um ganho enorme para o meio ambiente, já que dessa vez a montagem quase não terá obras ou quebra-quebra.

Em 2022, a CASACOR Rio acontece, pela segunda vez consecutiva, na Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico situado no bairro do Jardim Botânico, que conta com mais de 12 mil metros quadrados de área verde. A mostra apresenta esse ano uma proposta de ocupação cultural do imóvel, que é sede do Instituto Brando Barbosa. De 27 de abril a 26 de junho de 2022.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade