Residência Brando Barbosa ganha ares contemporâneos na CASACOR Rio 2022

Em 2022, a mostra irá apresentar uma proposta inovadora para a ocupação do imóvel icônico no bairro do Jardim Botânico

Por Redação Atualizado em 16 fev 2022, 21h52 - Publicado em 5 fev 2022, 10h00
casacor rio de janeiro 2021 residencia brando barbosa sede mostra foto andre nazareth fachada jardim
Reprodução/CASACOR

O palacete é o mesmo, mas a CASACOR Rio 2022 vai ser bem diferente daquela que passou. O elenco de arquitetos, designers de interiores e paisagistas da 31ª edição já começou a planejar os espaços da mostra — que serão cerca de 40 — e as propostas não poderiam ser mais inovadoras.

A diferença principal é que, desta vez, o olhar para o imóvel icônico terá ares mais contemporâneos — ainda assim, claro, preservando e protegendo a arquitetura original da Residência Brando Barbosa, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

casacor rio de janeiro 2021 residencia brando barbosa sede mostra foto andre nazareth fachada jardim

Dessa forma, a ideia é trazer espaços mais experimentais e próximos ao público, além de também apresentar novos usos para os ambientes internos da casa principal. O público poderá desfrutar melhor dos pátios, jardins e áreas de entretenimento do imóvel palaciano.

Cynthia Berlandez Pedrosa e Raphael Pedrosa Zay – Atrium. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2021.
Na mostra anterior, o antigo porte-cochère da casa foi ocupado pela varanda Atrium, de Cynthia Berlandez Pedrosa e Raphael Pedrosa Zay. André Nazareth/CASACOR

A primeira grande mudança será no circuito de visitação, que começará pelo antigo porte-cochère da residência.

Continua após a publicidade

O segundo andar, onde ficavam os quartos, o home-office e a sala de banho da mostra em 2021, desta vez trará uma hospedaria para convidados do Instituto Brando Barbosa — como diretores de instituições, artistas e designers. Além de estúdios, o piso superior ganhará áreas de uso comum como escritório, sala de reunião e uma varanda-spa.

Anna Malta e Andréa Duarte – Cozinha dos Amigos. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2021.
Um dos ambientes inesquecíveis da CASACOR Rio 2021 foi a cozinha, onde a dupla Anna Malta e Andréa Duarte criou o ambiente Cozinha dos Amigos. André Nazareth/CASACOR

Outro ambiente que promete surpreender é a cozinha — um dos mais marcantes do ano passado —, que nesta edição abrigará um café, permitindo o melhor aproveitamento do espaço pelos visitantes.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras sandro ward jardim fachada

A CASACOR Rio 2022 acontece de 27 de abril a 26 de junho, na Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico rodeado por 12 mil metros quadrados de Mata Atlântica no coração do Jardim Botânico.

Continua após a publicidade

Publicidade