Artboard Created with Sketch.

Prepare-se! Vem aí o Desafio Casa Sustentável da CASACOR

Em setembro, a CASACOR em parceria com a Inovatech, lançam um desafio onde o profissional vencedor assinará um espaço sustentável na mostra paulista

Desde 2015, a CASACOR assumiu um compromisso com a sustentabilidade e estipulou um plano de metas até 2020 na busca da certificação de evento na norma ISO 20121, englobando redução de resíduos, consumo de água, reaproveitamento de materiais e eficiência energética. Além disso, a mostra também passou a apresentar ao público métodos sustentáveis de construir, decorar e inovação nos projetos paisagísticos. 

Casa Sustentável Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto em parceria com a Inovatech Engenharia. (Divulgação/CASACOR)

A partir de então, as novas ideias e soluções para construções sustentáveis foram várias e vieram para apresentar o morar do futuro com apelo estético e consciência ambiental. Em 2016, a parceria com a Inovatech Engenharia lançou a Casa Sustentável da CASACOR São Pauloque foi a grande representante desse novo estilo de habitação e celebração do lar.

Projetada por um engenheiro, Luiz Henrique Ferreira e dois arquitetos, Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, e com decoração de Zizi Calderari, a construção de 140 m² era modular, 100% desmontável e contava com diversos sistemas que tornavam o espaço autossuficiente, como a captação de água da chuva e a geração de energia.

Casa Sustentável por Mariana Crego (Renato Navarro/CASACOR)

Já neste ano, a arquiteta Mariana Crego assinou umCasa Sustentável de 63 m², que atendia todas as 14 categorias da certificação AQUA-HQE, selo de sustentabilidade emitido pela Fundação Vanzolini, primeira e principal certificadora da construção civil no Brasil, e Cerway, organismo certificador francês, com consultoria da Inovatech. A profissional quis aproveitar o espaço para discutir a importância da preocupação com o processo químico dos materiais – de onde vieram, como foram extraídos e para onde vão.

Outras edições da CASACOR pelo Brasil também investiram neste método construtivo, como Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais e outras (veja todas clicando aqui!).

A CASACOR e sua parceira sustentável, a Inovatech Engenharia, pensaram na devida importância das casas sustentáveis e irão promover, para 2018, um desafio que irá reunir os melhores arquitetos segmentados no método construtivo embasado na sustentabilidade. Em setembro, começará o processo de inscrições dos projetos e toda a análise deles, que compreenderá escolha de produtos e materiais, geração de resíduos, conforto acústico e térmico, saúde e bem estar dos ambientes e outras categorias pautadas na sustentabilidade. Essa será a 1ª etapa. O restante do desafio, normas, regulamento e prazos serão divulgados em breve, aqui no site da CASACOR.

Fique de olho e prepare-se! O grande vencedor assinará o Espaço Sustentável da CASACOR São Paulo 2018 inspirado no projeto do concurso! Abaixo você confere dois vídeos, das duas últimas casas sustentáveis da mostra paulista!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s