Artboard Created with Sketch.

Prepare-se! Vem aí o Desafio Casa Sustentável da CASACOR

Agora em setembro, a CASACOR e a Inovatech abrem inscrições para o desafio que tem como objetivo promover projetos e práticas mais sustentáveis na mostra

Desde 2015, a CASACOR assumiu um compromisso com a sustentabilidade e estipulou um plano de metas até 2020 na busca da certificação de evento na norma ISO 20121, englobando redução de resíduos, consumo de água, reaproveitamento de materiais e eficiência energética. Além disso, a mostra também passou a apresentar ao público métodos sustentáveis de construir, decorar e inovação nos projetos paisagísticos. 

Casa Sustentável Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto em parceria com a Inovatech Engenharia. (Divulgação/CASACOR)

A partir de então, as novas ideias e soluções para construções sustentáveis foram várias e vieram para apresentar o morar do futuro com apelo estético e consciência ambiental. Em 2016, a parceria com a Inovatech Engenharia lançou a Casa Sustentável da CASACOR São Pauloque foi a grande representante desse novo estilo de habitação e celebração do lar.

Projetada por um engenheiro, Luiz Henrique Ferreira e dois arquitetos, Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, e com decoração de Zizi Calderari, a construção de 140 m² era modular, 100% desmontável e contava com diversos sistemas que tornavam o espaço autossuficiente, como a captação de água da chuva e a geração de energia.

Casa Sustentável por Mariana Crego (Renato Navarro/CASACOR)

Já neste ano, a arquiteta Mariana Crego assinou umCasa Sustentável de 63 m², que atendia todas as 14 categorias da certificação AQUA-HQE, selo de sustentabilidade emitido pela Fundação Vanzolini, primeira e principal certificadora da construção civil no Brasil, e Cerway, organismo certificador francês, com consultoria da Inovatech. A profissional quis aproveitar o espaço para discutir a importância da preocupação com o processo químico dos materiais – de onde vieram, como foram extraídos e para onde vão.

Outras edições da CASACOR pelo Brasil também investiram neste método construtivo, como Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais e outras (veja todas clicando aqui!).

A CASACOR e sua parceira sustentável, a Inovatech Engenharia, pensaram na devida importância das casas sustentáveis e irão promover, para 2018, um desafio que irá reunir os melhores arquitetos segmentados no método construtivo embasado na sustentabilidade e que estão cada vez mais empenhados nessa ideia. Neste mês, começa o processo de inscrições dos projetos e toda a análise deles, que compreenderá escolha de produtos e materiais, geração de resíduos, conforto acústico e térmico, saúde e bem estar dos ambientes e outras categorias pautadas na sustentabilidade. Essa será a 1ª etapa.

O desafio dos participantes será criar um projeto para a Casa Sustentável da mostra, que poderá servir de inspiração para a construção de um espaço na CASACOR São Paulo 2018, se houver, ao final deste concurso, disponibilidade de área e ainda, uma empresa patrocinadora que pretenda subsidiar a construção do projeto vencedor.

A Casa Sustentável deverá ser um espaço residencial com sala, cozinha, quarto e banheiro, que considere o tema da edição 2018 da CASACOR, além dos cuidados com o patrimônio histórico do Jockey Club de São Paulo e os demais parâmetros de projeto definidos no regulamento do concurso.

Para saber mais, acesse o site do Desafio Casa Sustentável CASACOR. As inscrições dos projetos estarão abertas no dia 29 de setembro.

Abaixo você confere dois vídeos, das duas últimas casas sustentáveis da mostra paulista!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s