Artboard Created with Sketch.

CASACOR SP: Casa sustentável se adéqua às necessidades da família

Projeto apresenta construção desmontável, com quatro volumes independentes, autônoma em energia elétrica e com baixo consumo de água potável

fotógrafo André Pinheiro baixa

“Uma das missões da CASA COR é apresentar aos visitantes tendências e inovações no morar, e a CASA AQUA é um exemplo disso. Esse projeto desafia um olhar sobre as questões sustentáveis e a necessidade de refletirmos sobre a utilização consciente de recursos dentro das nossas casas”, comenta Livia Pedreira, diretora superintendente da CASA COR.

fotógrafo André Pinheiro16baixa

O projeto da CASA AQUA, idealizado pela Inovatech Engenharia é um case perfeito do que a mostra busca: moradia que alia sustentabilidade e design arrojado e requintado. O empreendimento está em visitação na CASA COR São Paulo 2016 e sua arquitetura foi assinada por Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto.

fotógrafo André Pinheiro23baixa

Trata-se de uma casa construída em uma área de 50 m², com tecnologia construtiva finlandesa da empresa Kronan, que permitiu a entrega da obra em apenas 10 dias. Esse sistema é constituído de placas de concreto pré-fabricadas, em painéis que substituem os pilares, vigas e alvenarias de uma construção. Para a mostra, foi pensado um sistema com ligações parafusadas, que permitirá a desmontagem da casa, transporte e montagem em outra localização.

fotógrafo André Pinheiro3 baixa

Além disso, a construção apresenta módulos desmontáveis com quatro volumes independentes. “O objetivo é levar para a mostra uma residência compacta com múltiplos usos para cada um dos ambientes. Esses podem ser desmontados e montados conforme o crescimento da família, ou diminuídos. Sempre aliados a estratégias de projeto, materiais e soluções sustentáveis que contribuem para redução drástica da pegada de carbono”, ressalta Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.

fotógrafo André Pinheiro5 baixa

Para garantir o conforto térmico dos usuários, optou-se por sistema de fachadas ventiladas, fornecidas pela Eliane Revestimentos. É uma solução que cria um colchão de ar entre a estrutura da casa e o acabamento externo, promovendo desempenho térmico, acústico e energético. Além disso, reduz os índices de umidade dos ambientes internos, uma vez que evita o contato direto da água da chuva com a estrutura do edifício, e permite que a umidade interna saia mais facilmente de dentro dos ambientes para a parte de fora da construção. Foi também implantada uma cobertura verde para o mesmo fim.

fotógrafo André Pinheiro24baixa

Entre as outras soluções apresentadas também estão o uso de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica; sistema meteorológico instalado para irrigação e aproveitamento de água de chuva sem utilização de bombas, e de automação para os eletrodomésticos, que vão operar em tempo real.

Para o aproveitamento de água de chuva, foi implantado sistema que segue o conceito de modularidade e adaptabilidade da construção para as diversas fases da vida do usuário. São módulos de 97 litros que podem ser interligados no sistema “plug and play”, conforme as necessidades de água não potável aumentam ou diminuem ao longo dos anos.

O projeto paisagístico, de Daniela Sedo, utilizou espécies tropicais com ênfase em plantas nativas; painel com hortaliças e flores comestíveis; jardim suspenso com lajes forradas de vegetação, para diminuir a temperatura interior; e irrigação automática com sensor de umidade do solo e chuva do jardim.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.