Mês da Consciência Negra: conheça alguns arquitetos negros da CASACOR!

Neste 20 de novembro, a CASACOR decidiu homenagear alguns dos profissionais e ativistas negros que participaram das mostras neste ano. Confira!

Por Redação
Atualizado em 23 nov 2023, 11h54 - Publicado em 20 nov 2023, 11h38

Neste 20 de novembro, celebra-se em todo o Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida para refletir sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade e em reverência à Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia em 1695.

Para celebrar a data, a CASACOR decidiu homenagear alguns dos profissionais e ativistas negros que participaram das mostras em todo o Brasil. Confira!

Audrey Carolini e Thamires Mendes, do ARQTAB

 

ARQTAB | Maycon Fogliene - A Casa do Ser. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, sala integrada com a cozinha e jantar. Sofá branco, estante e teto de fibra.
ARQTAB | Maycon Fogliene – A Casa do Ser. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Amanda Bibiano/CASACOR)

Sócias à frente do ARQTAB, Audrey Carolini e Thamires Mendes participaram da CASACOR São Paulo em 2023 com “A Casa do Ser“: um loft acessível para diferentes corpos de 67 m². As arquitetas também são voluntária do Arquitetas Negras, plataforma que mapeia a produção de arquitetas negras no Brasil.

Continua após a publicidade

Ester Carro

 

Ester Carro - Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, loft com beliche, canto alemão e armário com pintura indígena.
Ester Carro – Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (André Mortatti/CASACOR)

Ativista e presidente do Fazendinhando, Ester Carro levou para a mostra paulistana o “Espaço Motirõ“, um ambiente 34 m² que propõe alternativas para acomodar famílias inteiras e suas muitas atividades. Moradora da comunidade do Jardim Colombo, a arquiteta e ativista lidera o Instituto Fazendinhando, organização feita por e para moradores de favelas brasileiras cujo intuito é engajar, conscientizar, integrar e desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno.

Hellen Pacheco

 

Hellen Pacheco Arquitetura e Design - Mediterrâneo em Mim. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, banheiro com piso cerâmico estampado e aberturas circulares na parede.
Hellen Pacheco Arquitetura e Design – Mediterrâneo em Mim. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (André Mortatti/CASACOR)

A designer de interiores Hellen Pacheco participou pela primeira vez da CASACOR São Paulo com o “Mediterrâneo em Mim”, um projeto de banheiro unissex funcional de 47 m² onde o destaque é o piso de porcelanato de diversos padrões geométricos assinado por Isabela Capeto para a Ceusa.

Nicholas Oher

 

Paloma Bresolin e Nicholas Oher - Joalheria Simbiose. Projeto da CASACOR Paraná 2023. Na foto, loja de joias com paredes verdes, móveis curvos e expositores..
Paloma Bresolin e Nicholas Oher – Joalheria Simbiose. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Duas Fotografia/CASACOR)

Um dos fundadores da Ohma Design, Nicholas Oher assinou junto de Paloma Bresolin a Joalheria Simbiose, onde o verde cítrico e os tons empoeirados dão vida às joias presentes na CASACOR Paraná 2023. Em seus projetos, o arquiteto busca ressaltar a personalidade e a individualidade das pessoas.

Stephanie Ribeiro

 

Gabriel Ramires, José Carrari Filho e Stephanie Ribeiro - KU'YA. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, home office com mesa, cadeira, quadro e tecido no teto.
Gabriel Ramires, José Carrari Filho e Stephanie Ribeiro – KU’YA. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (André Scarpa/CASACOR)

Arquiteta e apresentadora, Stephanie Ribeiro assinou o espaço KU’YA – palavra do tupi-guarani que se aproxima do que nós, em português, chamamos de abrigo. O projeto de 53 m² também leva a assinatura de Gabriel Ramires e José Carrari Filho. Em 2020, Stephanie foi eleita pela Forbes uma das personalidades mais influentes com menos de 30 anos.

Continua após a publicidade

Tom Castro

 

Tom Castro - Galeria + Lavabo. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
Tom Castro – Galeria + Lavabo. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023. (André Nazareth/CASACOR)

Tom Castro, o mais jovem arquiteto negro a participar da CASACOR Rio de Janeiro, assinou na mostra a Galeria + Lavabo – um espaço que exalta a ancestralidade e busca uma conexão com suas memórias afetivas. Expoente da nova geração, Tom Castro se destaca por seus projetos ousados apesar da pouca idade, 26 anos.

Wesley Lemos

 

Wesley Lemos - Cabaña. Projeto da CASACOR Bahia 2023.
Wesley Lemos – Cabaña. Projeto da CASACOR Bahia 2023. (Xico Diniz/CASACOR)

Veterano na CASACOR, Wesley Lemos participa em duas edições da mostra em 2023: na Bahia e em Sergipe. O arquiteto assina na mostra baiana uma casa sustentável chamada “Cabaña”, com materiais de reaproveitamento da demolição da antiga mansão.

Wesley Lemos - Loft Caju Jazz. Projeto da CASACOR Sergipe 2023.
Wesley Lemos – Loft Caju Jazz. Projeto da CASACOR Sergipe 2023. (Xico Diniz/CASACOR)

Já em Sergipe, o “Loft Caju Jazz”, Wesley leva a mostra uma explosão de cores, propondo um mergulho nas artes plásticas e no bom design de mobiliário brasileiro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade