CASACOR Rio 2022: conheça 5 veteranos com mais de 20 participações

Eles somam mais de 20 participações na CASACOR Rio – e estarão de volta em 2022. Saiba quem são os veteranos da mostra e relembre seus ambientes icônicos

Por Redação Atualizado em 18 fev 2022, 16h16 - Publicado em 18 fev 2022, 10h00
Veteranos CASACOR Rio
André Nazareth/CASACOR

Eles estão (quase) sempre presentes – e ainda bem! Afinal, seus ambientes são sinônimo de sucesso entre público, crítica e uma legião de fãs que já visita a CASACOR Rio esperando ver o que os nossos recordistas de participação prepararam. E claro que esse ano Caco Borges, Paola Ribeiro, Maurício Nóbrega, Paula Neder e Mario Santos estarão por lá novamente.

Caco Borges - Flat do Jornalista. CASACOR Rio de Janeiro 2012.
Caco Borges – Flat do Jornalista. CASACOR Rio de Janeiro 2012. Rodrigo Azevedo/CASACOR

Veteraníssimo, Caco Borges está no topo dessa lista com nada menos que 26, das 30 edições já realizadas até hoje, no currículo. Com seu olhar contemporâneo e um toque de ousadia, seus ambientes surpreendem nossos visitantes. Como esquecer, por exemplo, o Flat do Jornalista? O espaço inspirado em Nelson Motta foi feito para a CASACOR Rio 2012, que aconteceu num emblemático prédio da Avenida Rui Barbosa (Flamengo) e trazia mezaninos com piso de cristal e a mistura de texturas como tijolo aparente, madeira e vidro.

Apartamento Gávea - Brooklyn - O espaço de Caco Borges poderia estar em qualquer grande cidade, composto de ambientes abertos e integrados onde se distribuem sala de estar, jantar, cozinha, bar, adega, lavanderia e um microestúdio musical. Só a suíte fica num mezanino. Os armários de cozinha pertencem à Coleção Santa Fé, linha urbana em estilo mexicano, criada pelo próprio arquiteto para a Florense. Coifa, cooktop, microondas e geladeira são Brastemp. As cortinas de tela solar dosam a iluminação e valorizam a seleção de móveis assinados por Sérgio Rodrigues. O chão é de cerâmica que imita cimento, da Guilha.
Caco Borges – Apartamento Gávea Brooklyn. CASACOR Rio de Janeiro 2014. André Nazareth/CASACOR

Dois anos mais tarde, o arquiteto criou outro espaço que ficou na memória: o Apartamento Gávea Brooklyn, um ambiente todo aberto, integrado e repleto de móveis de design assinado.

O living de 42 m² é a porta de entrada, e a arquiteta expressa sua característica mistura entre clássico e contemporâneo. A cômoda portuguesa em madeira clara acetinada e peças do antiquário Arnaldo Danemberg conversam com móveis de Jader Almeida e Pedro Useche. Eles assinam, respectivamente, as mesas laterais Vinte e Ville e as poltronas RA40 na cor preta. Tudo da Arquivo Contemporâneo. No centro do living, três luminárias PEN, de Jader Almeida, em alturas diferentes.
Paola Ribeiro – Living. CASACOR Rio de Janeiro 2016. André Nazareth/CASACOR

Outra veterana é Paola Ribeiro. A designer de interiores participou de 25 edições cariocas (e outras seis paulistas) sempre trazendo um décor solar, aconchegante, que traduz perfeitamente aqueles desejos que a gente nem sabe que tem. Mas, o que mais costuma chamar atenção de nossos visitantes é sua marca registrada: o put-together de objetos, obras de arte, livros e memórias afetivas que trazem vida a seus ambientes, inspirando e encantando nosso público.

CASACOR Rio de Janeiro 2017. Spa Deca - Paola Ribeiro. À esquerda, sobre a mesa de jantar, luminárias de papel instaladas em diversas alturas compõem com leveza o décor.
Paola Ribeiro – Spa Deca. CASACOR Rio de Janeiro 2017. Paulo Jabur/CASACOR

Um belíssimo exemplo, o Living criado por Paola para a CASACOR Rio 2016, realizado numa casa na Gávea. Já no ano seguinte, no Aqwa Corporate, a designer surpreendeu com o SPA DECA, que tinha décor neutro e 350 toalhas brancas usadas como revestimento num ambiente que remetia a conforto e bem-estar.

MAURICIO NOBREGA - ESTÚDIOS DOS COLECIONADORES (1)
Maurício Nóbrega – Estúdio dos Colecionadores. CASACOR Rio de Janeiro 2015. André Nazareth/CASACOR

Quem também está sempre com a gente é o arquiteto Maurício Nóbrega. Desde 1995, quando entrou para o nosso elenco pela primeira vez, ele só ficou de fora de três edições. E lá se vão 23 participações em que Maurício sempre imprime sua personalidade carioca e um certo ar despojado aos projetos marcados pela atemporalidade.

Entre os espaços memoráveis, o Estúdio dos Colecionadores, da CASACOR Rio 2015, trazia elementos contemporâneos que contrastavam com a arquitetura original do imóvel do século XIX, uma das casas da Villa Aymoré, que abrigou a mostra naquela edição.

Continua após a publicidade

CASACOR Rio de Janeiro 2016. Varanda - Maurício Nóbrega. Em formato de L, a varanda-spa com piscina segue pela lateral direita da casa. Com ducha e um deck, sintetiza o estilo de morar do carioca e atualiza o uso de uma construção tradicional. O lounge com sofá e poltronas Interni e Tidelli privilegia tons suaves, com interferências de cores nas almofadas e na obra de arte.
Maurício Nóbrega – Varanda. CASACOR Rio de Janeiro 2016. Divulgação/CASACOR

No ano seguinte, a Varanda que fez para casa rosa da Gávea ficou marcada pelo mix de móveis contemporâneos e de antiquário e as obras de arte supercoloridas da artista plástica Susana Queiroga.

CASA COR Rio de Janeiro 2015. Banheiro de Estar - Paula Neder e Luiza Pedral. A penteadeira Caetano, de Aristeu Pires, é complementada pelo espelho Chuva, com design de Leo Romano. O estar esbanja conforto com o sofá Carbono, de Marcus Ferreira, e as mesas laterais Y, de Jader Almeida. Luminárias Galileu, de Marco Ficarra; Aero e Bob, de Baba Vacaro; e Kokeshi, do escritório francês A+A Cooren, compõem a iluminação, que inclui fitas de LED instaladas na boiserie, seguindo o projeto luminotécnico feito em parceria com Chean Yok. As obras de arte têm curadoria de Vanda Klabin.
Paula Neder e Luiza Pedral – Banheiro de Estar. CASACOR Rio de Janeiro 2015. André Nazareth/CASACOR

Completando nossa lista de recordistas, Paula Neder e Mario Santos têm, cada um, 22 participações. Paula é a responsável por criar verdadeiros ambientes de sonho. Daqueles que a gente quer entrar e morar. Quem não desejou ter um Banheiro de Estar como o criado por ela, em parceria com Luiza Pedral, para a mostra de 2015, na Villa Aymoré? O ambiente – uma sala com espaço não apenas para o banho, mas para relaxar e se preparar para o dia que começa ou para uma bela noite – era, ao mesmo tempo, sofisticado e simples, luxuoso e despojado.

Paula Neder e Coletivo PN+_Estúdio HUM para Leroy Merlin
Paula Neder e Coletivo PN+ – Estúdio HUM para Leroy Merlin. CASACOR Rio de Janeiro 2019. André Nazareth/CASACOR

Quatro anos depois, no prédio do Touring Clube, na Praça Mauá, outro projeto inesquecível: o Estúdio Hum para Leroy Merlin, assinado com o Coletivo PN+, trazia o melhor do high-low com itens sofisticados usados lado a lado de soluções criativas e acessíveis num ambiente funcional e prático sem jamais abrir mão da elegância.

Mario Santos - Ilha nas Alturas Booking. CASACOR Rio de Janeiro 2017.
Mario Santos – Ilha nas Alturas Booking. CASACOR Rio de Janeiro 2017. André Nazareth/CASACOR

Mario Santos é um grande parceiro. Além de ser responsável pela implantação da CASACOR Rio, ele traz sempre ambientes inovadores. Em 2017, no Aqwa Corporate – prédio projetado pelo escritório inglês Foster+Partners – o arquiteto criou na cobertura um loft com 140 m² todo construído dentro de brises de madeira ecológica, formando uma ilha sobre um espelho d’água. Absolutamente inesquecível.

Mario Santos - Sala de Arte “Contemplação
Mario Santos – Sala de Arte “Contemplação”. CASACOR Rio de Janeiro 2021. André Nazareth/CASACOR

Já no ano passado, na mesma Residência Brando Barbosa que abriga nossa próxima edição, sua Sala de Arte “Contemplação” encantava nossos visitantes com o mix de arte popular e design contemporâneo que são a grande marca de seu trabalho.

Sobre a CASACOR Rio 2022

 

Em 2022, a CASACOR Rio acontece, pela segunda vez consecutiva, no Palacete Brando Barbosa, um imóvel icônico situado no bairro do Jardim Botânico. A mostra planeja uma nova ocupação do imóvel sob o olhar de um elenco especial que combina nomes já consagrados a jovens talentos. A CASACOR Rio está marcada para acontecer entre 27 de abril e 26 de junho de 2022. Fique ligado no site (www.casacor.com.br) para mais informações!

Continua após a publicidade

Publicidade