Decoração de varanda: 10 ideias para curtir a vida ao ar livre

A decoração de varandas, assim como de terraços e jardins, tem dois princípios básicos: o conforto e a funcionalidade

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 19 abr 2021, 11h40 - Publicado em 18 abr 2021, 10h00

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna luiza rothier varanda casal

Enquanto os dias dentro de casa são mais longos, a tendência é que nos voltemos para os jardins, terraços e varandas para aproveitar o melhor da vida do ao ar livre. Esses espaços indispensáveis ao morar contemporâneo agora ganham um novo significado.

Como decorar sua varanda

atelie da vila casacor minas gerais 2019 casa tereze varanda terraço
No Ateliê da Vila, o deck em madeira se estende da varanda até a área interna da casa. O charmoso pergolado em fibra de coco natural que cria um divertido jogo de luz e sombra. Jomar Bragança/CASACOR

Um espaço tradicional de descanso e reencontro com a natureza, as varandas pedem móveis igualmente confortáveis, que convidam ao relaxamento por várias horas ao dia. A varanda funciona como uma extensão da sala de estar, assim, é preciso que a mobília seja funcional e não restritiva. Confira algumas ideias abaixo!

Uma horta de temperos

 

Continua após a publicidade

espaço receber da chef de cozinha casacor franca jardim vertical painel de madeira

No Espaço de Receber da Chef de Cozinha, um espaço único que levou assinatura de Marcelo Diniz, Mateus Finzeto e Deise Pucci, a ideia era estender a cozinha vintage até um terraço coberto. O brise de madeira deu o tom da decoração, que teve direito a uma horta de temperos e hortaliças organizada em estantes.

Jardim vertical

 

Continua após a publicidade
jardim dos sentidos bia abreu casacor sao paulo 2019 jardim vertical varanda minimalista
Evelyn Muller/CASACOR

Na área externa da Casa Grão, os belos jardins da paisagista Bia Abreu podem ser apreciados pelos painéis de vidro ou do lado de fora, na área de convivência planejada ao ar livre. Bancos e poltronas integram o décor minimalista, que dá destaque para o verde – em especial o belo jardim vertical que reúne diferentes espécies tropicais.

Chaises na varanda

 

Continua após a publicidade

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras up3 michelle wilkinson thiago morsh cade marino

Quando o assunto é descanso, nada melhor do que uma série de chaises dispostas na varanda de uma casa cercada pelo verde. A residência completa do UP3 Arquitetura para a CASACOR Rio 2021 mistura o modo de viver escandinavo com o carioca, criando uma experiência inesquecível de reconexão com a natureza.

Mobiliário flexível

 

Continua após a publicidade

refugio urbano marina linhares casacor sao paulo 2018 varanda jardim arvores mobiliário flexível versátil sofás

No bosque do Jockey Club em São Paulo, o refúgio de Marina Linhares permite a conexão com as árvores preexistentes e a luminosidade natural, que banha toda a casa. Os fechamentos em vidro permitem que o interior escorra para o terraço, onde cores terrosas revestem o mobiliário versátil e multifuncional, que pode ser reagrupado de diversas formas.

Sofás wide

 

Continua após a publicidade

varanda do cais casacor rio de janeiro 2019 carmen mouro sofá wide mobiliário varanda terraço vista jardim vertical

No deck com vista para a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a Varanda do Cais de Carmen Mouro é como uma sala de estar ao ar livre. Os móveis sofisticados, que normalmente ocupariam espaços internos, são destaque no ambiente, em especial o sofá wide preto, que é amparado por um jardim vertical onde encontram-se samambaias, jiboias e costelas-de-adão.

Banquetas e poltronas

 

Continua após a publicidade
nidia duarte atelie do chef casacor minas gerais 2019 varanda Jomar Bragança
Jomar Bragança/CASACOR

O Ateliê do Chef, espaço que integrou a CASACOR Minas Gerais, reúne horta, gazebo e lounge descontraído, onde a proposta foi deixar os móveis soltos pela área, distribuídos de forma intuitiva e orgânica. O linho é o tecido preferido das banquetas e poltronas que compõem a área externa. Entre as peças de destaque, estão as poltronas Painho, de Marcelo Rosenbaum, pufes em corda náutica e o tapete de Elisa Atheniense.

Décor clean

 

Continua após a publicidade

varanda-gourmet-daniela-lopes-bahia-2019-gabriela-daltro

Na Bahia, a Varanda Gourmet de Daniela Lopes traz a amplitude do branco para uma varanda que integra um espaço gourmet, bar, tv e um charmoso canto de leitura. Do lado de fora, o verde suntuoso do jardim ganha ainda mais projeção dada a decoração clean, que flui sem impedimentos. Os xales de linho e o freijó dão um ar acolhedor ao ambiente.

Muita madeira

 

Continua após a publicidade

varanda casacor madeira painel jardim vertical muxarabis

Em áreas externas, onde a incidência solar costuma ser maior, é importante incorporar elementos que filtrem a luz, como os brises e muxarabis, para garantir o conforto térmico. Na Varanda Pôr do Sol, a madeira foi usada em painéis no teto e nas paredes, dando destaque ao verde e, de quebra, tornando a área super fresca e tranquila.

Uma extensão do living

 

Continua após a publicidade
sala de estar ombrelone casacor rio de janeiro 2019 varanda decoração sofá poltrona vista
André Nazareth/CASACOR

Com vista para a Praça Mauá e a Baía de Guanabara, as duas varandas do Oásis Carioca, projeto de Claudia Pimenta e Patricia Franco, têm vocação contemplativa. As áreas aparecem como uma extensão do living – conexão feita inclusive através das cores, principalmente o branco e o cru. O mobiliário confortável, com sofás, tapetes e luminárias tornam a área externa aconchegante.

Cores na varanda

 

Continua após a publicidade

verdejantes tempos mudança dos ventos casacor santa catarina 2018 varanda sala de estar estofado colorido decoração

Um espaço de descompressão e sossego, a varanda Verdejantes Tempos, Mudança dos Ventos… concilia todo o conforto da área interna com a vista do lado de fora. Aqui, a aposta de Mariana Pesca, Elise Lacerda e Ivana Bernart foi em um mobiliário que pudesse ser usado tanto dentro quanto fora de casa, sem comprometer nenhuma das áreas. A opção do trio foi por um estofado verde-água que ilumina todo o décor.

Continua após a publicidade
Publicidade