Cozinhas retrô ou vintage: encante-se por essas decorações!

Não há quem não se encante pelas cozinhas vintage: um estilo cheio de charme que passa, até nos mínimos detalhes, acolhimento e aconchego

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 20 abr 2021, 09h39 - Publicado em 13 abr 2021, 10h00
cozinha vintage retrô decoração cozinhas rosa rosé jardim
O Loft de los Chicos, de Luisa Anticona, Margarita Bracamonte e Marcia Lenz para a CASCAOR Peru 2019. Rodolfo Sotelo/CASACOR

Imagine só: uma cozinha cheia de histórias, que transita entre os tempos e resolve – com muito charme, até nos mínimos detalhes – o projeto de decoração em poucos metros quadrados? Isso mesmo, estamos falando das cozinhas retrô, ou vintage. São muitos elementos que dão à cozinha a aparência de não pertencer a essa época, e abaixo separamos nove para você se encantar. Confira!

Azulejos que contam história

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna malta andrea duarte cozinha amigos

Neste ambiente, a cozinha é o coração da casa. A generosa metragem de 80 m² da Cozinha dos Amigos mistura recursos tecnológicos da atualidade com a beleza única dos elementos arquitetônicos originais da construção, como os azulejos portugueses e o piso.

Cozinha com prateleiras abertas

 

cozinha vintage retro decoração madeira
Reprodução/CASACOR

Em 70 m², a arquiteta Paola Ribeiro criou o espaço Loft no Campo – um espaço integrado e bem distribuído, cujo ponto focal principal é a cozinha. Nela, o destaque fica para a bancada de madeira com laca verde, que se destaca da decoração. A peça, que começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança até o home office.

Armários de cozinha azul

 

cozinha retro vintage Pati Hagobian Cozinha
Mariana Orsi/CASACOR

Um loft acolhedor, com uma paleta leve e balanceada que o torna extremamente acolhedor. Este é o Loft LG Amour de Patricia Hagobian. Na cozinha, os armários azuis despontam da composição branca, tornando-a mais quente. Os elementos tecnológicos, ainda que implementados por todo projeto, não tiram sua aura encantadora.

O vintage está nos detalhes

 

cozinha casacor vintage retrô madeira detalhes

Continua após a publicidade
cozinha casacor vintage retrô madeira detalhes
Felipe Araújo/CASACOR

O ambiente de 76 m² de Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci é a tradução de brasilidade em decoração. Chamada de Espaço de Receber da Chef de Cozinha, esta cozinha foi toda revestida em madeira – um elemento descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado. Nos detalhes, um rádio, as panelas, o moedor e muitos temperinhos se encarregam do tom vintage.

Um toque (ou vários) de verde

cozinha com ilha em tons de verde menta e bancada cinza

Em torno da ilha gourmet, pessoas, ingredientes, aromas e sabores se encontram. Na Cozinha Alecrim, o espaço que reúne sala de almoço e uma varandinha é repleto de referências retrô, como o tradicional azulejo quadrado branco nas paredes, piso de parquet e azulejos hidráulicos. O verde-menta, elegante e fresh, vem no acabamento em laca da marcenaria.

Uma ilha cheia de texturas

 

casacor ribeirão preto 2019 cozinha retrô vintage decoração casa burgundy
Felipe Araújo/CASACOR

A inspiração do décor é escandinavo, mas as referências são todas vintage. Na Casa Burgundy, Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães planejaram uma composição com tons neutros, apenas com destaque para o burgundy. Os tijolinhos aparentes, os tecidos nas cortinas e os armários todos referem a uma casa que parece de bonecas.

Cozinha preto e branca

 

estudio hum casacor rio cozinha vintage 2019 retrô decoração
André Nazareth/CASACOR

Para uma chef de cozinha chic e despojada, Paula Neder pensou em uma cozinha high-low, com uma pegada vintage. A mistura de peças sofisticadas com itens acessíveis percorre todo o espaço, intitulado de Estúdio HUM. A cozinha foi mantida simples, mas com estilo, em um décor todo preto e branco que dá destaque para o verde das plantinhas.

A beleza dos lustres clássicos

 

cozinha retro vintage lustre colorido jean de just casacor rio de janeiro 2019
Divulgação/CASACOR

A arquitetura original já denota caráter vintage, mas Jean de Just decidiu ir além e explorar todo seu potencial no projeto Além de Cozinha. Para isso, inseriu nesta cozinha tons quentes, como o mostarda e o laranja, e as lâminas de carvalho. No teto, além da pintura artística, uma surpresa: dois pendentes clássicos, que transportam consigo muitas memórias.

Leia também:

Continua após a publicidade
Publicidade