Adriana Mavignier participa da Bienal de Veneza com um jardim sensorial

A praça temática é caracterizada por intervenções artísticas que conscientizam sobre a importância da preservação da natureza

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 3 ago 2021, 11h00 - Publicado em 3 ago 2021, 15h00
adriana mavignier casacor miami bienal de veneza
Divulgação/CASACOR

A paisagista Adriana Mavignier, do elenco CASACOR Miami, irá participar da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2021, com sua exposição intitulada “Tempo, Espaço, Existência”. Inspirada pelo tema da 17ª edição do evento, “Como Viveremos Juntos?”, ela propôs um espaço onde a natureza se mistura com a arte, dando origem a um jardim envolvente e interativo.

adriana mavignier casacor miami bienal de veneza
Divulgação/CASACOR

O projeto é muito mais do que um jardim – na verdade, ele funciona como uma praça com jardim temático, repleta de significados e símbolos mais profundos. Assim como todos seus projetos, a Galeria Jardim trata os seres humanos como parte integrante da natureza, conexão possível através da arte e do design.

Essa conexão está muito evidente por toda a praça, onde são ideias são estimuladas e sensações são transmitidas apenas ao caminhar, sentar e observar a natureza.

A ideia do projeto tomou como ponto de partida a experiência da profissional na concepção de jardins e áreas externas, que oferecem uma melhoria significativa na vida das pessoas. O projeto se orientou a partir de princípios sustentáveis, preocupando-se em preservar os biomas locais, tornado a experiência única e inovadora.

adriana mavignier casacor miami bienal de veneza
Divulgação/CASACOR

Através da praça, é possível observar grandes esculturas que espelham a beleza da natureza e do seu entorno. Criadas com madeira de reaproveitamento, de queima e desmatamento, as esculturas conscientizam quanto a preservação do meio ambiente.

adriana mavignier casacor miami bienal de veneza
Divulgação/CASACOR

Para a paisagista, o movimento da vida inevitavelmente leva as pessoas a se conscientizarem da importância da preservação da natureza. Neste sentido, a intervenção artística junto à natureza cria o ambiente perfeito para renovar as ideias e tomar consciência do nosso papel na preservação dos biomas, conceito este que orientou toda a proposta.

Continua após a publicidade
Publicidade