Continua após publicidade

Vagão de trem restaurado por Léo Shehtman na CASACOR vira cinema!

As sessões de cinema ocorrerão no período noturno, onde a população poderá assistir a filmes dentro de um dos principais símbolos históricos de Sorocaba

Por Alex Alcantara
Atualizado em 18 fev 2020, 07h44 - Publicado em 31 jul 2018, 15h41
SK5A1905
(Divulgação/CASACOR)

Em 2016, Léo Shehtman surpreendeu a todos os visitantes da CASACOR São Paulo com um projeto inesquecível. O arquiteto levou para a mostra um vagão de trem, restaurou e transformou-o em um loft completo.

Crédito_Paulo Sérgio Vieira Filho (1)
(Paulo Sérgio Vieira Filho/CASACOR)

O veículo havia sido doado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), à Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF – Sorocaba). Ele foi usado como carro de bagageiro até a década de 1980, e um dos primeiros construídos com tecnologia 100% nacional. Quando Shehtman o resgatou, o carro encontrava-se pichado e com muita ferrugem. De acordo com o presidente da associação MPF – Sorocaba Paulo Sérgio Vieira Filho, o trem também não possuía sistema de freio e estava ao lado de vagões que foram incendiados.

“Em um momento onde tanto se fala em recuperar, preservar e reinventar, decidimos reformar um vagão de trem e mostrar como podemos dar novos usos aquilo que muitos consideram como ‘lixo’ ou ‘descartável’. Mostrar como o ‘belo’ pode surgir a partir de qualquer lugar e de qualquer situação, esse projeto tenta mostrar que é sim possível reutilizar estruturas e ter conforto e praticidade em espaços pequenos”, explica Shehtman.

Continua após a publicidade

Em uma área total de 40 m², o arquiteto se inspirou na estética Art Déco, além de se apoiar nas linhas retas e esféricas das figuras geométricas e de desenhos da natureza, e apresentou um loft com living, banho, uma sala de almoço e cozinha, de forma integrada e fluida.

Crédito_Paulo Sérgio Vieira Filho (3)
(Paulo Sérgio Vieira Filho/CASACOR)

Após a mostra, o vagão foi transportado para Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, como parte do museu dinâmico da ferrovia e agora o carro virará cinema! A ação “Cine Vagão”, que conta com apoio da Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana) – entidade sem fins lucrativos e voltada à memória das ferrovias – transformará o vagão histórico em sala de cinema, onde serão projetados filmes com temática ligada ao universo ferroviário. 

Continua após a publicidade
(Ana Maria Fonseca Agmont | Secom Sorocaba/CASACOR)

As sessões de cinema ocorrerão no período noturno, com o intuito de valorizar a memória da ferrovia da cidade, já que a população poderá assistir a filmes dentro de um dos principais símbolos históricos de Sorocaba. O projeto está marcado para iniciar no próximo mês de agosto.

Para este fim, o restauro estético do equipamento, incluindo a pintura com as características originais, foi realizado em 90 dias, por meio de mão de obra voluntária de cerca de 15 membros da associação. 

Publicidade