Continua após publicidade

Nendo apresenta nova visão do tempo em Milão

O estúdio Nendo, apresentará sua coleção de ampulhetas na Milan Design Week

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h53 - Publicado em 29 mar 2018, 15h13

Poucos elementos são mais abstratos e arbitrários que o tempo: ainda que o aspecto visual de um intervalo de uma hora não seja conhecido, todos sabem que ela corresponde a sessenta minutos. Entre relógios e, atualmente celulares, talvez seja a antiquada ampulheta que chegue mais perto de, efetivamente, representar a passagem do tempo. Usando somente um fluxo de areia e a gravidade, esses interessantes objetos chamaram a atenção do estúdio de design japonês Nendo, que criou suas próprias versões da peça, em acrílico transparente, para serem apresentadas na Milan Design Week, no Superstudio Più, em abril.

(Reprodução/CASACOR)

A coleção chama-se Variations of Time (Variações do tempo) e se propõe a brincar com a percepção temporal por meio de alterações nos elementos fundamentais da ampulheta. Conheça cada uma delas abaixo:

Tempo dividido

(Akihiro Yoshida/CASACOR)

Uma quantidade de areia equivalente a cinco minutos está dividida em dois compartimentos simultaneamente, porém de forma desigual.

Tempo convertido

(Akihiro Yoshida/CASACOR)

O ângulo das câmaras é que determina quanto tempo a ampulheta irá marcar. De um lado, a areia marca dois minutos, do outro, apenas um minuto.

Tempo dobrado

Continua após a publicidade
(Akihiro Yoshida/CASACOR)

O tempo que a areia leva para passar da primeira para a segunda câmara é de um minuto, porém, uma vez que ela chega até a terceira câmara, já se passaram dois minutos.

Três vezes

(Akihiro Yoshida/CASACOR)

Três câmaras ficam abertas e marcarão intervalos de tempo diferentes para uma mesma quantidade de areia.

Continua após a publicidade

Publicidade