Artboard Created with Sketch.

Conexão Brasil-Milão: o design brasileiro na MDW 2018

Na Semana do Design de Milão, os brasileiros marcam presença significativa pelas atrações, exposições e mostras que rolam pelo circuito

 (Reprodução/CASACOR)

Na Semana do Design de Milão, o maior evento internacional da área, os brasileiros marcam presença significativa pelas atrações, exposições e mostras que rolam pelo circuito. Isso porque a arquitetura, a decoração, o mobiliário e o artesanato local possuem um papel importante, não só para o país originário, como para todo o mercado, que enaltece a criatividade, a riqueza e a pluralidade do que é produzido pelos brasileiros.

Nos últimos anos, o design brasileiro tem sido reconhecido no exterior. Vemos isso com as peças de Lina Bo Bardi, Jader Almeida e Irmãos Campana, que trouxeram visibilidade e abriram caminho para os designers em formação e recém-graduados. Muitos desses também foram ganhadores de prêmios internacionais, mostrando a importância do Brasil neste âmbito. 

Em 2018, a projeção dos profissionais brasileiros no evento promete ser ainda maior. Confira algumas marcas e nomes brazucas que estarão presentes na Milan Design Week.

Rio+Design

oEbanista – Banco Aragonez

oEbanista – Banco Aragonez (Divulgação/CASACOR)

A Rio+Design ocorre pela décima vez em Milão. Cinquenta e nove peças, de dezessete estúdios brasileiros serão expostas no espaço Be Brasil, no FuoriSalone. Dentre os trabalhos escolhidos para a mostra estão móveis, itens de decoração e utensílios assinados por novos e consagrados profissionais, como Indio da Costa Design, Studio Zanini, Estúdio Alcantarino e oEbanista.

Projeto Raiz

Cadeira Bruna – Alessandra Delgado

Cadeira Bruna – Alessandra Delgado (Divulgação/CASACOR)

O Projeto Raiz de incentivo à internacionalização de designers nacionais, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participa da Semana de Design de Milão e também faz parte das ações realizadas pelo BeBrasil. Na exposição, a grande miscigenação do país e a decorrente cultura de origens variadas são traduzidas em peças que exploram o ato de sentar do brasileiro, seja por vias de celebração, trabalho, religião ou repouso.

Participam da mostra os designers e estúdios: Alessandra Delgado, Andrea Macruz, Aristeu Pires, Carol Gay, Daniela Ziegler, estudiobola, Fahrer, Faro Design, Gustavo Martini, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Larissa Batista, Lattoog, Leo Romano, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves, Quadrante, Renata Rubim Design & Cores, Reboh Design, Roberta Rampazzo Design, Ronald Sasson, Tora Brasil e Wagner Archella.

Portinari

Alessandro Mendini

Alessandro Mendini (Divulgação/CASACOR)

A única cerâmica brasileira presente no evento apresenta sua nova coleção. Em parceria com o designer italiano Alessandro Mendini, a Portinaria lança uma nova linha de produtos batizada com o mesmo nome de uma das grandes expoentes da cultura e da alegria brasileira para o mundo: Carmen. A coleção Carmen traz a alegria e as cores características da cantora, atriz e bailarina luso-brasileira que também são marcantes na obra de Mendini.

Moora

Poltrona Rios – Ângelo Duvoisin

Poltrona Rios – Ângelo Duvoisin (Divulgação/CASACOR)

Pelo terceiro ano consecutivo, a Moora Mobilia Brasileira tem sua presença confirmada na 57ª edição da Salão Internacional do Móvel de Milão. Durante o evento, a marca apresentará ao mundo seus produtos, dentre estes, os mais recentes lançamentos da coleção 2018. As peças, assinadas por grandes designers brasileiros e desenvolvidos com exclusividade pela Moora, foram idealizadas para valorizar e explorar a multiplicidade do design nacional. Destaque da Coleção 2018 da Moora, a Poltrona RIOS, desenhada por Angelo Duvoisin, foi inspirada em um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, o Morro do Pão de Açúcar. 

Jader Almeida

Jader Almeida

Jader Almeida (Divulgação/CASACOR)

O designer Jader Almeida e a SOLLOS estão mais uma vez confirmados para a MDW. Em 2018, a mostra “Good News From Brazil” ocorre pela primeira vez no Palazzo Litta, integrante da exposição coletiva “The Litta Variations”,  onde serão apresentadas as peças assinadas pelo designer, que passam a integrar o portfólio internacional da marca. 

Serviço Milan Design Week 2018

QUANDO?

De 17 a 22 de abril de 2018

ONDE?

Fiera Milano Rho – Strada Statale 33 del Sempione 28, 20017 Rho, Itália

Ingressos

Mais informações sobre aquisição de ingressos no link.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.