Continua após publicidade

Guia online traça as principais obras arquitetônicas de Porto Alegre

O Guia Arqpoa reúne 100 obras arquitetônicas da cidade e prentende contribuir para a memória e divulgação do patrimônio arquitetônico

Por Redação
16 Maio 2021, 11h00
fundação iberê camargo porto alegre rio grande do sul arquitetura construção
Fundação (Alvaro Siza/CASACOR)

Com o objetivo de preservar a história do patrimônio arquitetônico, Porto Alegre ganhou um guia online que reúne textos, fotografias e informações sobre 100 principais obras arquitetônicas, urbanísticas, paisagísticas, históricas e culturais da cidade. Idealizado pelos arquitetos e urbanistas Rodrigo Poltosi e Vlademir Roman, o Guia Arqpoa contribui para o reconhecimento e divulgação do rico patrimônio que retoma os tempos coloniais até a contemporaneidade.

Segundo os arquitetos, “a constatação de que não havia nenhum guia que mostrasse, destacasse e analisasse sua arquitetura nos diversos períodos históricos e estilísticos nos motivou a organizar todo este material. A arquitetura de Porto Alegre não é suficientemente conhecida e valorizada, mesmo por seus habitantes”.

casa de cultura mário quintana porto alegre rio grande do sul arquitetura construção cores
(Rodrigo Tetsuo Argenton/CASACOR)

A montagem do guia levou em consideração os patrimônios já reconhecidos pelo poder público e o conhecimento dos idealizadores do projeto sobre a cidade. “A prioridade era divulgar os locais passíveis de visitação, já que o guia não é direcionado especificamente aos arquitetos e urbanistas, mas principalmente aos moradores, turistas e visitantes da cidade”, explica Rodrigo.

Continua após a publicidade

Para os arquitetos, o Arqpoa é uma ferramenta através da qual é possível reconhecer a história da cidade através de suas edificações e espaços públicos. “O objetivo do guia online é aumentar o relacionamento das pessoas com a cidade, fazer com que elas aprendam a olhar e passem a conhecer e valorizar seu patrimônio arquitetônico”.

Fonte: ArchDaily

Publicidade