Continua após publicidade

Fernando Brandão celebra 30 anos de carreira no livro “Belonging: Always!”

O Museu da Casa Brasileira promove o lançamento do novo livro "Belonging: Always!", no dia 12 de novembro, às 19h

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h46 - Publicado em 8 nov 2018, 16h58
(Divulgação/CASACOR)

Para celebrar os 30 anos de carreira de Fernando Brandão – profissional de renome, que faz parte do elenco da CASACOR –, o Museu da Casa Brasileira promove o lançamento do novo livro “Belonging: Always!”, no dia 12 de novembro, às 19h.

Pavilhão Brasil para a Shanghai World Expo 2010 (Divulgação/CASACOR)

A publicação apresenta referências da arquitetura contemporânea brasileira por meio de textos, fotografias, desenhos, plantas e croquis de todas as fases da trajetória do arquiteto. Registros de trabalhos de identidade visual, instalações, estandes customizados para feiras, expografias, edições da CASACOR e outros grandes projetos como o da icônica Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Continua após a publicidade
CASA Moganshan, 2014 (Divulgação/CASACOR)

O trabalho do arquiteto é norteado por cinco princípios que dão nome aos capítulos do livro: acessibilidade, conectividade, sustentabilidade, identidade e humanidade. “Gosto de emocionar as pessoas, fazer com que elas se sintam completas”, diz Fernando. Curvas, cores e ousadia para explorar espaços internos e externos marcam seus projetos de expografias, teatros, livrarias e parques do Brasil.

Complexo CO2LOWCITY Multiuso, em Shenzhen, na China (2015) (Divulgação/CASACOR)

No exterior, Brandão venceu o concurso que escolheu o projeto do Pavilhão Brasileiro na Expo Universal de 2010, em Xangai, na China. Construído com madeira pinos, típica das florestas brasileiras, a obra bateu recorde brasileiro de público em um evento no exterior ao receber 2,6 milhões de visitantes. Três anos depois, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um escritório de arquitetura em território chinês. Desde então, ele tem base em Xangai, onde também faz palestras e workshops em universidades como Fudan University Shanghai e Peking University.

Livraria Cultura, na Avenida Paulista (Divulgação/CASACOR)

Com 768 páginas e fecho no estilo oriental, o título foi pensado como um presente chinês. “Hoje em dia, todos leem arquitetura em pequenos formatos, como nas fotos do Instagram e do Facebook. Esse livro, feito também em pequeno formato, transforma-se em um objeto de design que permite afeto – é um presente ao estilo chinês que busca transmitir gratidão, respeito, consideração e generosidade”, explica o arquiteto. Foram impressos apenas 1.000 exemplares da publicação e conta com textos em português, inglês e mandarim.

Continua após a publicidade
Coworking por Fernando Brandão e Camila Bevilacqua na CASACOR SP 2018. (Felipe Araújo/CASACOR)

SERVIÇO Lançamento do livro Belonging: Always!, de Fernando Brandão

QUANDO?

12 de novembro, às 19h

ONDE?

Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano

Continua após a publicidade

QUANTO?

Entrada gratuita

Mais informações: (11) 3032-3727

Continua após a publicidade

Apoio: Nextera Brasilit e Cebrace

 

Publicidade