Continua após publicidade

É primavera! Veja quais são as melhores plantas para cada cômodo da casa

Com exemplos de anfitriões do Airbnb, a paisagista Clariça Lima deu dicas de quais espécies se desenvolvem melhor em cada cômodo da casa

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h41 - Publicado em 21 set 2018, 15h54

A mais exuberante das estações do ano acaba de chegar! Com flores, frutos e explosões de cores, não é à toa que a primavera seja a inspiração de tantos poetas, músicos e também sinônimo de renascimento, amor e alegria. A CASACOR conversou com a paisagista Clariça Lima – responsável pelo Coliving da CASACOR São Paulo 2018 – e também com o Airbnb para aproveitar esses meses especiais e encher a casa com natureza. Confira abaixo as dicas de plantas para embelezar cada cômodo do seu lar!

Cozinha

Acomodação em Copacabana, Rio de Janeiro (Reprodução Airbnb/CASACOR)

Não existe nada melhor do que usar ingredientes frescos no preparo de alimentos. Na cozinha, montar uma pequena horta é simples e conveniente. Segundo a paisagista, temperos como tomilho, alecrim e hortelã são muito adequados e de fácil manejo. O toque especial, porém, é a lavanda, uma pequena flor roxa que, além de poder ser utilizada em receitas, irá perfumar todo o ambiente.

Sala

Acomodação em São Bento, Portugal (Reprodução Airbnb/CASACOR)

Geralmente o maior ambiente da casa, a sala é o local perfeito para folhagens espaçosas, como o filodembro angolano e a pleomele verde, ambas não precisam de grande incidência de luz. Se houver um local com um pouco mais de iluminação disponível, uma favorita da profissional é a pequena e delicada flor de cera.

Varanda

Acomodação no Rio de Janeiro (Reprodução Airbnb/CASACOR)

Aqueles que têm uma varanda a disposição, possuem diversas formas de aproveitar a primavera. É possível montar um pequeno pomar de apartamento com limão siciliano, morangos, acerola e até jabuticabeira e oliveiras, desde que não haja muito vento. Clariça indica também uma alternativa ousada: trepadeiras do tipo jasmin estrela e jasmin do poeta ficam frondosas em locais com Sol. Para aqueles que gostam de palmeiras, a areca vermelha e palmeira laka possuem uma coloração vermelha única e vibrante.

Continua após a publicidade

Quartos

Chalé Tom Jobim com Vista e Terraço Pão de Açúcar (Reprodução Airbnb/CASACOR)

É possível manter plantas dentro de quartos, desde que sejam espécies que não necessitam de tanta luminosidade ou que se desenvolvam em luz difusa. Clariça recomenda cactos, antúrios e, para aqueles que dispõe de espaço para vasos maiores e desejam uma flor perfumada, o lírio gigante (ou lírio da paz).

Publicidade