Continua após publicidade

Conheça os mentores do CASACOR Archathon Minas 2017

Durante a maratona, os times serão orientados por mentores que atuarão como conselheiros e darão todo o suporte para o desenvolvimento dos projetos

Por Redação
19 Maio 2017, 15h59

O CASACOR Archathon é uma maratona de arquitetura e design que busca apresentar ao mercado o trabalho emergente dos jovens profissionais, que estão para se formar ou que são recém-graduados. Neste ano, esse campeonato de Arch&Design ocorrerá pela primeira vez no estado de Minas Gerais. Na primeira etapa, foram 614 inscritos e 184 inscrições completas e válidas. Porém apenas 30 equipes foram classificadas.

Durante a maratona, os times selecionados para a segunda fase serão orientados por mentores – profissionais renomados do mercado – que atuarão como conselheiros e darão todo o suporte para o desenvolvimento dos projetos dentro da proposta do evento. Conheça os mentores do CASACOR Archathon Minas 2017!

Rosângela Mesquita, Junia Bernanos e Eduardo Henrique da Situar Projetos. Ao lado, o projeto para a CASACOR Minas 2016. (Casa Cult Minas/CASACOR)

Rosangêla Maria Brandão Mesquita é professora do curso de Design de Interiores na Universidade FUMEC. Está à frente da Situar Projetos escritório que atua no mercado há 30 anos. Fazem parte da equipe, os arquitetos Eduardo Henrique e Junia Bernanos. Rosangêla participou da CASACOR Minas em 2009 e 2008. Em 2015, assinou o Quarto do Jovem junto com Eduardo Henrique. Já em 2016, Rosângela, Eduardo e Junia assinaram juntos a Sala de TV.

O trio à frente da BCMF Arquitetos e o BAR da CASACOR Minas 2012 (Casa Cult Minas/CASACOR)

BCMF Arquitetos é formado por Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi. O trio assina o Complexo Esportivo de Deodoro (Centro de Tiro Esportivo, Centro de Hipismo, Hóquei sobre Grama e Pentatlo Moderno) para os Jogos Pan‐americanos Rio 2007 e também a renovação do Estádio Mineirão em BH para a Copa do Mundo de 2014 (o primeiro Estádio do Brasil e o segundo do mundo a receber o certificado LEED PLATINUM). Na CASACOR Minas, participaram de cinco edições com Restaurante (2002), Bar (2010), pela projeto de implantação da mostra de 2012, Bar Galeria (2014), e pelo projeto da CASA N, uma casa industrializada (2016). Clique aqui e veja os projetos e prêmios da BCMF.

Casa Cult Minas
Carlos Teixeira e a Casa do Cerrado (Casa Cult Minas/CASACOR)

Prática e pesquisa se misturam no trabalho do premiado Vazio S/A, escritório do arquiteto Carlos Teixeira e que divide sua atuação entre projetos, publicações e ensaios. Dentre as últimas obras de arquitetura concluídas está o CABH (projeto para a sede da prefeitura de BH premiado em concurso nacional), H3O (um parque de esportes e lazer conjugado com um centro comunitário na favela da Serra), a Casa no Cerrado e a instalação Arqueologia Estrutural. Clique aqui e conheça.

Cristina Menezes e a Pocket House (Casa Cult Minas/CASACOR)

Cristina Menezes é a profissional que mais recebeu prêmios com seus projetos para CASACOR Minas. Já participou de 12 edições e 3 de seus projetos acumulam juntos 13 prêmios nacionais e internacionais. Conheça a Casa de Vidro (2015), a Pocket House (2013) e o Living Gourmet (2011). Visite o site da arquiteta e conheça os projetos.

A designer de interiores Dodora Gontijo (Casa Cult Minas/CASACOR)

Formada em Design de Interiores pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dodora Gontijo realiza projetos residenciais, comerciais e de interiores, valorizando a funcionalidade, o conforto e a beleza. Recebeu diversos prêmios na área de Design de Interiores. Seu trabalho é resultado de sua leitura do mundo, de viagens e pesquisas. Já participou de 7 edições da CASACOR Minas.

O arquiteto João Diniz e o edifício Omini Center, atrás do Colégio Arnaldo (Casa Cult Minas/CASACOR)

Com certeza, enquanto aguardava o sinal verde de trânsito você já parou para observar algum edifício projetado pelo arquiteto João Diniz. No bairro Funcionários o Omini Center e Capri ou o Scala Workcenter no Barro Preto. Se costuma andar à pé pelo Centro de BH, já reparou no projeto urbanístico dos quarteirões fechados da Praça 7. E não paramos por aí, podemos mencionar o trabalho de design, cenografia, vídeo, fotografia e até poesia do arquiteto. Na CASACOR Minas seu trabalho mais recente é o Pamp Pavilion, uma espécie de pavilhão construída usando apenas aço e que funcionou como portal de entrada da mostra. Relembre o projeto.

Programação

26/05/2017 – Palestras e um bate-papo com profissionais considerados referências do mercado

27/05/2017 – O grande desafio: a maratona criativa

Continua após a publicidade

28/05/2017 – Apresentações, julgamento e premiação

Como funciona a maratona de projetos

No primeiro dia acontece o ArchDay, um momento reservado para apresentar informações e aspectos relevantes para os participantes, onde eles serão instigados a refletir sobre temas atuais. Palestras e bate-papos com profissionais e marcas de destaque, além de instituições do segmento, como a Associação Brasileira de Design – ABD. Neste dia, as marcas/lojas parceiras do Archathon revelam algumas dicas para os participantes, mas é somente na manhã do segundo dia é que todos ficam sabendo qual será o grande desafio desta edição.

Iniciado o cronômetro, os grupos terão cerca de 14 horas para concluir a missão: elaborar o projeto de um dos ambientes de CASACOR Minas com os produtos das empresas parceiras do evento. Durante o Archathon, várias surpresas e ativações são incluídas com o intuito de animar a competição. Os participantes também contam com a ajuda dos mentores.

Continua após a publicidade

No último dia, os participantes fazem uma apresentação de cinco minutos para uma banca composta pelos mentores, que escolhem seis finalistas. Em seguida, estes finalistas apresentam o projeto elaborado para a Comissão Julgadora. Ao final, os jurados se reúnem e escolhem o grupo vencedor.

Fonte: Casa Cult Minas

 

Publicidade