Continua após publicidade

CASACOR RS promove concerto para tombamento do prédio Pia Chaves Barcellos

Evento acontece no dia 21 de setembro, quarta-feira, com apresentação da Orquestra Jovem do RS

Por Redação
16 set 2022, 11h00
CASACOR Rio Grande do Sul 2022 sede local exibição mostra
Fachada da sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 | (Luciano R. Mota/CASACOR)

A 30ª edição da CASACOR Rio Grande do Sul terá mais um momento celebrativo: a mostra, que está sendo realizada na construção histórica Pia Chaves Barcellos (Rua Dona Leonor, 360), irá promover no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira, a cerimônia de entrega do tombamento do edifício construído em 1923.

Para marcar a data, a CASACOR RS vai realizar um grande concerto com a Orquestra Jovem do RS e participação da integrante do elenco de profissionais da CASACOR, a soprano Paula Schwartz, dentro da igreja de estilo neogótico localizada no coração do prédio, às 19h30.

Capela do prédio Pia Chaves Barcellos, sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022
(Luciano Mota/CASACOR)

O público geral poderá assistir ao espetáculo adquirindo os ingressos especiais e limitados pelo valor de R$ 110. Os tickets, já disponíveis na bilheteria digital da CASACOR RS, dão direito a visitação aos 40 ambientes em exposição e ao acesso à capela. Toda renda adquirida com a venda dos ingressos do concerto será destinada à Orquestra Jovem do RS, projeto criado em 2009 com foco na formação musical de excelência, e voltada para o atendimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos.

Capela do prédio Pia Chaves Barcellos, sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022
(Luciano Mota/CASACOR)

O tombamento do Pia Chaves Barcellos é considerado um momento histórico para a cidade. O objetivo é preservar, através da aplicação da lei, o seu valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, protegendo o edifício para que não seja descaracterizado e preservando-o para as gerações futuras.

Continua após a publicidade

Mais sobre o prédio Pia Chaves Barcellos

 

CASACOR Rio Grande do Sul 2022 sede local exibição mostra
(Luciano R. Mota/CASACOR)

Localizado em um terreno nos altos do bairro Rio Branco, o prédio Pia Chaves Barcellos tinha como objetivo acolher e educar meninas órfãs e carentes, e manteve-se em funcionamento através da Associação de Irmãs Franciscanas até 2005. Idealizada por Ilza Chaves Barcellos e seus cunhados, a propriedade é um verdadeiro monumento em homenagem ao seu esposo Pedro Chaves Barcellos, que idealizou o projeto, mas faleceu antes da sua construção. O casal, conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência, não teve filhos, e se dedicou incansavelmente à assistência de crianças carentes, apoiando e sustentando ações de congregações voltadas para a educação. Após a CASACOR RS, o prédio será transformado na nova sede da Escola Pampeano, seguindo a sua tradição educacional e o desejo dos seus idealizadores.

A CASACOR RS está em cartaz em Porto Alegre até o dia 02 de outubro exibindo, em 40 ambientes, as principais tendências em arquitetura, design e paisagismo apresentadas por 70 profissionais especializados.

SERVIÇO: Grande Concerto na Capela da Pia Chaves Barcellos – CASACOR RS 2022

 

Onde: CASACOR RS 2022 (Pia Chaves Barcellos – Rua Dona Leonor, 360 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS)

Continua após a publicidade

Quando: 21 de setembro, quinta-feira, às 19h30 (cerimônia de entrega do tombamento às 18h30)

Ingressos limitados: R$ 110 (com direito a visita na CASACOR RS e acesso ao espetáculo na capela)

Link para compra: https://casacorrs.byinti.com/#/event/

Publicidade