CASACOR Rio Grande do Sul 2022: 40 projetos ocupam prédio centenário

Na sede da Instituição Pia Chaves Barcellos, em Porto Alegre, 70 profissionais trazem suas interpretações para o tema "Infinito Particular" em 3.500 m²

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 5 ago 2022, 13h09 - Publicado em 6 ago 2022, 09h00
renato moraes de mello sala 100 casacor rio grande do sul 2022 sala living estante sofa tapete
Renato Moraes de Mello – Sala 100. Cristiano Bauce/CASACOR

Ao completar três décadas, a CASACOR Rio Grande do Sul realiza uma das suas edições mais emblemáticas neste ano – de 06 de agosto até 02 de outubro – ao levar o evento para a sede histórica da Instituição Pia Chaves Barcellos (Rua Dona Leonor, 360), erguida no ano de 1923, em Porto Alegre. O evento abre suas portas em uma área total de 3.500 m², apresentando as principais tendências de arquitetura, design e paisagismo em 40 ambientes concebidos por um elenco de 70 profissionais.

Localizada em um terreno nos altos do bairro Rio Branco e com vista privilegiada para a capital, a construção abriga ambientes que trazem temas diversos em espaços como suítes, estúdios, salas, quartos e apartamentos completos. Além disso, a mostra conta com áreas externas, um café e um restaurante e wine bar para atender ao público visitante. Confira todos os projetos na galeria abaixo!

Pia Chaves Barcellos

 

Construído em 1923, o prédio histórico escolhido para sediar o evento tinha o objetivo de acolher e educar meninas órfãs e carentes, e manteve-se em funcionamento através da Associação de Irmãs Franciscanas até 2005. Idealizado pela dona Ilza Chaves Barcellos e seus cunhados, a construção é um verdadeiro monumento em homenagem ao seu esposo, Pedro, que era conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência, assistindo diversas instituições pias como a Santa Casa de Misericórdia e o Pão dos Pobres.

studio 1 patricia pasini arquitetur refugio dona ilza casacor rio grande do sul 2022 quarto cama
Studio1 e Patrícia Pasini Arquitetura – Refúgio Dona Ilza. Cristiano Bauce/CASACOR

Como Ilza e Pedro não tiveram filhos, o casal se dedicou incansavelmente à assistência de crianças carentes, apoiando e sustentando ações de congregações voltadas para a educação, como a das Irmãs Franciscanas.

O plano para o futuro da edificação é abrigar a Escola Pampeano, seguindo o destino sacramentado por dona Ilza e os irmãos Barcellos: de que a edificação tenha como eterna vocação a educação. O projeto terá como ponto de partida um grande trabalho de restauro e revitalização liderado pelo Studio1 Arquitetura.

Gastronomia assinada

 

Além dos 40 ambientes assinados por renomados profissionais e novas apostas do mercado, a gastronomia também promete ser um dos pontos marcantes da edição que, neste ano, contará com dois espaços dedicados à comida e um wine bar. 

Continua após a publicidade

aclaene de mello restaurante casacor rio grande do sul 2022 mesa cadeira laranja bar balcao
Aclaene de Mello – Restaurante CASACOR. Cristiano Bauce/CASACOR

Formados pela Le Cordon Bleu do Peru, os chefs Gustavo Marques e o chileno Gonzalo Ortuño são os nomes por trás do menu do Lechuza, restaurante que terá como principal influência a cozinha latina e tem o ambiente assinado pela arquiteta Aclaene de Mello. A afinidade da dupla surgiu enquanto estudavam na Le Cordon Bleu Peru, entre 2017 e 2019, e ambos tinham o mesmo propósito de pesquisar e divulgar os sabores e a identidade da cozinha latina.

No projeto em conjunto criado para a CASACOR RS 2022, eles terão a oportunidade de apresentar as suas referências. O cardápio é enxuto, pensado para atender ao público em diferentes horários do dia, happy hour e jantar de terça a sexta e almoço, happy hour e jantar nos finais de semana. Com opções de entradas para compartilhar, petiscos, pratos principais e sobremesas. 

ginkgo paisagismo butia arquitetura casacor rio grande do sul 2022 esverdeie cafeteria planta biofilia
Ginkgo Paisagismo e Butiá Arquitetura – #Esverdeie. Cristiano Bauce/CASACOR

Além do Lechuza, a CASACOR RS vai contar com um wine bar, com operação da Terroir Vinhos e um café, assinado pela Ginkgo Paisagismo e Butiá Arquitetura.

Serviço CASACOR Rio Grande do Sul 2022

 

Data: de 06 de agosto até 02 de outubro de 2022

Endereço: Rua Dona Leonor, 360 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS

Horário: de terça a sexta, das 13h às 20h30 (visitação até às 22h)

Sábados, domingos e feriados das 12h às 20h30 (visitação até 22h)

Ingressos: https://casacorrs.byinti.com/

Continua após a publicidade

Publicidade