CASACOR, Coral e Fazendinhando fazem ação para capacitar mulheres pintoras

A responsabilidade social e a sustentabilidade são dois temas que caminham lado a lado e são pilares da CASACOR. Conheça os detalhes da parceria!

Por Redação Atualizado em 23 ago 2021, 09h40 - Publicado em 23 ago 2021, 09h30

Não é de hoje que os pilares de responsabilidade social e sustentabilidade aparecem em destaque na CASACOR São Paulo, que sempre busca incentivar uma “pegada mais verde e sustentável” em todos seus eventos. Uma nova ação realizada pela mostra na sexta-feira, 20 de agosto, capacitou mulheres pintoras no Jardim Colombo, zona oeste em São Paulo, em parceria com a Coral (tinta oficial das mostras) e o Fazendinhando – um movimento de transformação física, cultural e social no bairro, que conta com os moradores para realizar movimentos artísticos que integram toda a comunidade.

parceria Coral, Fazendinhando e CASACOR São Paulo para capacitação de mulheres pintoras
Alessandra Nohvais/CASACOR

“Além das técnicas, as alunas irão conhecer mais sobre esse segmento do mercado de trabalho e terão a oportunidade de ter como primeiros clientes os profissionais do elenco CASACOR São Paulo, que vão contratá-las para aplicar os novos conhecimentos adquiridos no curso organizado pelas Tintas Coral”, afirma a Coral.

parceria Coral, Fazendinhando e CASACOR São Paulo para capacitação de mulheres pintoras
Alessandra Nohvais/CASACOR

À frente da capacitação do projeto está a pintora profissional Débora Streisser, que leciona dentro do espaço de obras da CASACOR São Paulo, das 10h às 16h. O objetivo da ação é trazer aprendizado, mas principalmente oportunidades de trabalho para fomentar a economia regional na região onde as mulheres participantes vivem.

Uma ação semelhante já havia acontecido em 2020, com a criação de um espaço de arte no projeto Janelas CASACOR, sob o comando da arquiteta Ester Carro, filha da comunidade e uma das grandes porta-vozes do Fazendinhando.

parceria Coral, Fazendinhando e CASACOR São Paulo para capacitação de mulheres pintoras
Alessandra Nohvais/CASACOR

O resultado do trabalho das alunas será exibido em ambientes da CASACOR São Paulo 2021 (que irá acontecer de 21 de setembro a 15 de novembro no Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque).

Continua após a publicidade

“Depois do curso, as alunas recebem um kit da Coral para poderem aplicar as técnicas de efeitos especiais e acabamentos de pintura dentro de suas casas e iniciarem a vida de pintoras profissionais”, afirma a diretora superintendente da CASACOR São Paulo, Livia Pedreira.

Cuidado com o meio ambiente

O treinamento também se preocupou em garantir que o menor número possível de recursos fosse utilizado para evitar gastos desnecessários. Entre 2018 e 2019, mais de 1 tonelada de borra de tinta seca e 110 litros de restos de líquida receberam a destinação correta com a aplicação de logística reversa.

Para Darlan Firmato, gestor de responsabilidade social e sustentabilidade com a parceira Coral-CASACOR, “outra ação importante em parceria com a Coral é a criação do Sistema Lava Pincéis, solução criada para o canteiro de obras da CASACOR São Paulo para diminuir ainda mais o impacto do descarte de tintas”, explicou.

Serviço CASACOR São Paulo 2021

Data: 21 de setembro a 15 novembro de 2021

Local: Parque Mirante – Rua Padre Antônio Tomás, 72 (Allianz Parque)

 

Continua após a publicidade
Publicidade