Continua após publicidade

CASACOR, Coral e Fazendinhando fazem ação para capacitar mulheres pintoras

A responsabilidade social e a sustentabilidade são dois temas que caminham lado a lado e são pilares da CASACOR. Conheça os detalhes da parceria!

Por Redação
Atualizado em 28 set 2022, 14h10 - Publicado em 23 ago 2021, 09h30

Não é de hoje que os pilares de responsabilidade social e sustentabilidade aparecem em destaque na CASACOR São Paulo, que sempre busca incentivar uma “pegada mais verde e sustentável” em todos seus eventos. Uma nova ação realizada pela mostra na sexta-feira, 20 de agosto, capacitou mulheres pintoras no Jardim Colombo, zona oeste em São Paulo, em parceria com a Coral (tinta oficial das mostras) e o Fazendinhando – um movimento de transformação física, cultural e social no bairro, que conta com os moradores para realizar movimentos artísticos que integram toda a comunidade.

parceria Coral, Fazendinhando e CASACOR São Paulo para capacitação de mulheres pintoras
(Alessandra Nohvais/CASACOR)

“Além das técnicas, as alunas irão conhecer mais sobre esse segmento do mercado de trabalho e terão a oportunidade de ter como primeiros clientes os profissionais do elenco CASACOR São Paulo, que vão contratá-las para aplicar os novos conhecimentos adquiridos no curso organizado pelas Tintas Coral”, afirma a Coral.

parceria Coral, Fazendinhando e CASACOR São Paulo para capacitação de mulheres pintoras
(Alessandra Nohvais/CASACOR)

À frente da capacitação do projeto está a pintora profissional Débora Streisser, que leciona dentro do espaço de obras da CASACOR São Paulo, das 10h às 16h. O objetivo da ação é trazer aprendizado, mas principalmente oportunidades de trabalho para fomentar a economia regional na região onde as mulheres participantes vivem.

Uma ação semelhante já havia acontecido em 2020, com a criação de um espaço de arte no projeto Janelas CASACOR, sob o comando da arquiteta Ester Carro, filha da comunidade e uma das grandes porta-vozes do Fazendinhando.

Continua após a publicidade
parceria Coral, Fazendinhando e CASACOR São Paulo para capacitação de mulheres pintoras
(Alessandra Nohvais/CASACOR)

O resultado do trabalho das alunas será exibido em ambientes da CASACOR São Paulo 2021 (que irá acontecer de 21 de setembro a 15 de novembro no Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque).

“Depois do curso, as alunas recebem um kit da Coral para poderem aplicar as técnicas de efeitos especiais e acabamentos de pintura dentro de suas casas e iniciarem a vida de pintoras profissionais”, afirma a diretora superintendente da CASACOR São Paulo, Livia Pedreira.

Cuidado com o meio ambiente

O treinamento também se preocupou em garantir que o menor número possível de recursos fosse utilizado para evitar gastos desnecessários. Entre 2018 e 2019, mais de 1 tonelada de borra de tinta seca e 110 litros de restos de líquida receberam a destinação correta com a aplicação de logística reversa.

Para Darlan Firmato, gestor de responsabilidade social e sustentabilidade com a parceira Coral-CASACOR, “outra ação importante em parceria com a Coral é a criação do Sistema Lava Pincéis, solução criada para o canteiro de obras da CASACOR São Paulo para diminuir ainda mais o impacto do descarte de tintas”, explicou.

Continua após a publicidade

Serviço CASACOR São Paulo 2021

Data: 21 de setembro a 15 novembro de 2021

Local: Parque Mirante – Rua Padre Antônio Tomás, 72 (Allianz Parque)

 

Publicidade