Casas icônicas em São Paulo são palco de exposições de arte e design

A partir deste sábado, 21 de agosto, as exposições temporárias com curadoria de Guilherme Wisnik ocuparão duas icônicas residências em São Paulo

Por Redação Atualizado em 20 ago 2021, 17h06 - Publicado em 21 ago 2021, 10h00
Casa Domingos Pires de Oliveira Dias em 1952, projetada pelo arquiteto Arnaldo Paoliello.
Casa Domingos Pires de Oliveira Dias em 1952, projetada pelo arquiteto Arnaldo Paoliello. Divulgação/CASACOR

A partir deste sábado, dia 21 de agosto, duas icônicas residências da cidade de São Paulo serão transformadas em galerias de arte e design através de exposições temporárias. Com curadoria de Guilherme Wisnik, as exposições “ritmo. rigor. razão” e “Janelas para Dentro” prometem atravessar e conectar os universos de arquitetura, arte e design.

Neste final de semana, a exposição “ritmo. rigor. razão” inaugura oficialmente a Casa Zalszupin. A mostra pretende fazer um paralelo entre peças de design do estúdio Branco & Preto, datadas da década de 1950, e importantes obras concretas de artistas como Lygia Pape, Hélio Oiticica e Luiz Sacilotto.

Já no domingo 29 de agosto, a exposição “Janelas para dentro” ocupa a Casa Paulo Mendes da Rocha no Morumbi com obras das galerias Leme e Central. A mostra reúne mais de vinte artistas contemporâneos, entre eles Ana Elisa Egreja, C. L. Salvaro, Sergio Augusto Porto e Vivian Caccuri.

Partindo dos paradoxos presentes no próprio local, os trabalhos atravessam polaridades como o monumental e o cotidiano, o público e o privado – universos estes que condensam tão bem a relevante produção moderna e contemporânea brasileira nas suas mais variadas manifestações.

Ambas as exposições solicitam agendamento prévio para visitação. A iniciativa é uma parceria entre a ETEL Design e a Galeria Almeida e Dale.

Continua após a publicidade
Publicidade