Casa Capital e Cozinha Deca aproximam o moderno do orgânico
Os ambientes foram assinados respectivamente por Ney Lima e Walleria Teixeira, para a CASACOR Brasília 2019
O conjunto de ambientes Casa Capital e Cozinha DECA, foi criado, respectivamente, pela dupla veterana de CASACOR, Ney Lima e Walléria Teixeira. Os projetos prestam homenagem à arquitetura moderna da sede da CASACOR Brasília 2019, de Oscar Niemeyer, por meio de uma decoração sóbria e minimalista, mas com elementos naturais e tecnológicos. Este ano, ambos participarão juntos do projeto Janelas CASACOR, assinando o Box Gourmet São Geraldo em também em Brasília.
Combinações inesperadas
Quando unidos, os espaços são uma residência completa, com estar, cozinha, área para receber, banheiro e quarto, totalizando 192 m². Todos os cômodos são integrados e se aproveitam da mistura de materiais e padrões para criar uma atmosfera intrigante, que não se encaixa nem no “industrial” nem no “orgânico”.
Os arquitetos utilizam linhas retas junto de curvas, caixas de vidro ao lado cestos trançados, plantas em ilhas de cozinha metálicas de ponta. A grande representação dessa amálgama de estilos, contudo, é o grande painel LED de 21m², que projeta imagens de natureza, criando um cenário dinâmico e lúdico.
Tecnologia e design
Fazendo referência à tradição modernista do uso extensivo de concreto, as paredes foram revestidas em cinza, com uma textura rústica. O piso vinílico, por outro lado, simula a madeira. Tanto a tinta quanto o revestimento são sustentáveis. Para que o banheiro não ficasse isolado do restante da casa, foi empregado um vidro inteligente que é feito de display ultra fino colocado entre duas lâminas que, quando não ocupado, permanece incolor. Quando acionado, fica opaco.
O mobiliário é composto por peças exclusivas do designer Jader Almeida, além delas, destacam-se a Poltrona Up de Gaetano Pesce, e as cubas de inox da Deca. O sofá permite várias composições diferentes, o que garante que todos possam se acomodar confortavelmente, independente da situação. Já as obras de arte foram selecionadas pela artista plástica Valéria Pena Costa.