Continua após publicidade

Burle Marx: arte, paisagem e botânica, a nova mostra do MuBE

São cerca de 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h45 - Publicado em 6 dez 2018, 14h13
(Divulgação/CASACOR)

Em homenagem a trajetória do arquiteto, pintor, escultor, designer, botânico, ecologista e ativista pelas causas ambientais, Burle Marx, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) inaugura no dia 15 de dezembro a mostra Burle Marx: arte, paisagem e botânica.

(Divulgação/CASACOR)

Com curadoria assinada por Cauê Alves, a exposição é dividida em três núcleos, já enunciadas em seu título, evidenciando a faceta polivalente do artista. No total, são cerca de 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas e de expedições científicas que realizou ao longo da vida.

(Divulgação/CASACOR)

“Queremos chamar a atenção para os mais diversos atributos de Burle Marx, mas sem um tom de retrospectiva. Ao contrário, trazemos ao público singularidades pouco exploradas de um artista de múltiplas capacidades. Sem dúvida alguma, o paisagismo foi sua grande contribuição para o mundo, mas ele foi muito mais do que um grande paisagista”, pontua Alves.

(Divulgação/CASACOR)

Autor de centenas de projetos paisagísticos no Brasil e no mundo, Burle Marx se valeu de plantas, construções, relevos, painéis de azulejos e de mosaicos de tradição portuguesa. Ao longo de sua vida, descobriu cerca de 35 espécies de plantas em suas famigeradas expedições Brasil adentro. “Ele é um personagem que tem uma relação muito forte com o campo da ciência. Foi militante pelas causas ambientais quando esta não era ainda uma pauta da sociedade brasileira”, recorda.

(Divulgação/CASACOR)

Serviço Burle Marx: arte, paisagem e botânica

ONDE?

MuBe – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo

QUANDO?

Abertura: 15 de dezembro, sábado, das 10h às 18h

Período expositivo: 15 de dezembro a 17 de março

De terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Mais informações: www.mube.space

Publicidade