Continua após publicidade

Casa de Vidro promove exposição em homenagem aos 50 anos do MASP

Entre os dias 1º e 17 de novembro, desenhos inéditos, fotografias e maquetes dos primeiros esboços de Lina Bo Bardi

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h47 - Publicado em 1 nov 2018, 14h36
MASP em 1980 (Reprodução/CASACOR)

O Museu de Arte de São Paulo, MASP, comemora 50 anos de inauguração em novembro de 2018. Para comemorar, a Casa de Vidro, onde Lina Bo Bardi viveu, abre ao público a exposição “O MASP DE LINA, CROQUIS DE PROCESSO, 50 ANOS DO EDIFÍCIO NA AVENIDA PAULISTA”, a partir do dia 1º de novembro!

Desenhos à mão, imagens e documentos que compuseram o processo criativo de Lina estarão expostos para representar desde o pensamento de projeto até a obra construída. A exposição integra a série Acervo aberto, do Instituto Bardi/Casa de Vidro, criada em setembro de 2017, com a proposta de revelar o que ainda não conhecemos do legado do casal Bardi.

MASP (Divulgação/CASACOR)

Sol Camacho, diretora cultural do Instituto Bardi e curadora da exposição comenta a importância dela: “Como todo projeto arquitetônico, a versão con­struída é uma evolução de ideias. O edifício teve di­versas versões antes de se materializar. Os desen­hos preliminares da Lina mostram o volume principal como um grande prisma de fachadas em concreto, diferente do que foi construído; da mesma forma a escada ao ar livre aparece como um helicoide nos croquis dos anos 50”.

A exposição é uma oportunidade única de conhecer documentos e informações do raro acervo da arquiteta. Estarão expostos também maquetes inéditas, fotografias e cartas originais relacionadas ao projeto do MASP.

Continua após a publicidade
Foto antiga da casa de vidro (Divulgação/CASACOR)

Completando a programação de 50 anos do museu, na próxima segunda-feira, 5 de novembro, o MASP promove o seminário “O MASP de Lina: 50 anos do edifício na avenida paulista”. A discussão será dedicada à arquitetura do edifício, aos impactos do projeto na vida cotidiana da cidade de São Paulo e aos usos sociais e políticos proporcionados pelo vão livre do MASP. Os convidados são: Barry Bergdoll, Eduardo Rosetti, Guilherme Wisnik, Lucia Guanaes, Luiza Baldan, Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki, Marina Grinover, Nair Benedicto, Olivia de Oliveira, Roberto Rochlitz, Silvio Oksman, Zeuler de Lima.

Casa de Vidro (Divulgação/CASACOR)

SERVIÇO “O MASP DE LINA, CROQUIS DE PROCESSO, 50 ANOS DO EDIFÍCIO NA AVENIDA PAULISTA”

QUANDO?

De 1º até 17 de novembro de 2018

De quinta a sábado, às 10h, 11h30, 14h e 15h30

ONDE?

Casa de Vidro – Rua General Aumério de Moura, 200 – Vila Morumbi, São Paulo – SP

Mais informações: visita@instituobardi.org / www.institutobardi.org

Continua após a publicidade
Publicidade