Casa de Vidro promove exposição em homenagem aos 50 anos do MASP

Entre os dias 1º e 17 de novembro, desenhos inéditos, fotografias e maquetes dos primeiros esboços de Lina Bo Bardi

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 16h47 - Publicado em 1 nov 2018, 14h36
MASP em 1980 Reprodução/CASACOR

O Museu de Arte de São Paulo, MASP, comemora 50 anos de inauguração em novembro de 2018. Para comemorar, a Casa de Vidro, onde Lina Bo Bardi viveu, abre ao público a exposição “O MASP DE LINA, CROQUIS DE PROCESSO, 50 ANOS DO EDIFÍCIO NA AVENIDA PAULISTA”, a partir do dia 1º de novembro!

Desenhos à mão, imagens e documentos que compuseram o processo criativo de Lina estarão expostos para representar desde o pensamento de projeto até a obra construída. A exposição integra a série Acervo aberto, do Instituto Bardi/Casa de Vidro, criada em setembro de 2017, com a proposta de revelar o que ainda não conhecemos do legado do casal Bardi.

MASP Divulgação/CASACOR

Sol Camacho, diretora cultural do Instituto Bardi e curadora da exposição comenta a importância dela: “Como todo projeto arquitetônico, a versão con­struída é uma evolução de ideias. O edifício teve di­versas versões antes de se materializar. Os desen­hos preliminares da Lina mostram o volume principal como um grande prisma de fachadas em concreto, diferente do que foi construído; da mesma forma a escada ao ar livre aparece como um helicoide nos croquis dos anos 50”.

A exposição é uma oportunidade única de conhecer documentos e informações do raro acervo da arquiteta. Estarão expostos também maquetes inéditas, fotografias e cartas originais relacionadas ao projeto do MASP.

Foto antiga da casa de vidro Divulgação/CASACOR

Completando a programação de 50 anos do museu, na próxima segunda-feira, 5 de novembro, o MASP promove o seminário “O MASP de Lina: 50 anos do edifício na avenida paulista”. A discussão será dedicada à arquitetura do edifício, aos impactos do projeto na vida cotidiana da cidade de São Paulo e aos usos sociais e políticos proporcionados pelo vão livre do MASP. Os convidados são: Barry Bergdoll, Eduardo Rosetti, Guilherme Wisnik, Lucia Guanaes, Luiza Baldan, Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki, Marina Grinover, Nair Benedicto, Olivia de Oliveira, Roberto Rochlitz, Silvio Oksman, Zeuler de Lima.

Continua após a publicidade

Casa de Vidro Divulgação/CASACOR

SERVIÇO “O MASP DE LINA, CROQUIS DE PROCESSO, 50 ANOS DO EDIFÍCIO NA AVENIDA PAULISTA”

QUANDO?

De 1º até 17 de novembro de 2018

De quinta a sábado, às 10h, 11h30, 14h e 15h30

ONDE?

Casa de Vidro – Rua General Aumério de Moura, 200 – Vila Morumbi, São Paulo – SP

Mais informações: visita@instituobardi.org / www.institutobardi.org

Continua após a publicidade

Publicidade