Continua após publicidade

BowerBird: a plataforma que conecta arquitetos a jornalistas

Lançado na Austrália em 2016, o site facilita a colaboração entre os profissionais para a publicação de projetos que reverenciem a boa arquitetura

Por Redação
Atualizado em 5 fev 2021, 09h28 - Publicado em 5 fev 2021, 08h00
bowerbird arquitetura jornalistas projetos
Ao entrar na plataforma, este é o layout que o jornalista encontra. Os projetos ficam listados e podem ser filtrados em várias categorias. (Reprodução/CASACOR)

O BowerBird é uma plataforma online que conecta arquitetos a jornalistas especializados do mundo todo, que têm o objetivo comum de divulgar projetos criativos que reverenciem a boa arquitetura. Além disso, o BowerBird ajuda a democratizar a veiculação de arquitetura, tornando todo o processo de publicação mais acessível.

A plataforma funciona da seguinte forma: arquitetos cadastrados enviam seus projetos em forma de press kit para o site – incluindo fotos, vídeos, desenhos e texto –, e ali os jornalistas podem encontrá-los de forma simplificada. Para quem pesquisa, é possível filtrar os projetos por localidade e categoria, como residencial ou comercial. Ainda, é possível visualizar projetos já entregues quanto aqueles ainda em produção.

As fotos e informações dos ambientes, porém, só podem ser baixadas depois do jornalista entrar em contato com o arquiteto. Isso protege o profissional de ter seu projeto publicado sem levar os devidos créditos, por exemplo. Por ser uma plataforma fechada, o BowerBird realiza uma curadoria dos projetos que entram na comunidade, garantindo um grau de qualidade maior.

bowerbird arquitetura jornalistas projetos
Cada projeto só pode ser publicado depois do jornalista entrar em contato com o arquiteto. (Reprodução/CASACOR)

BowerBird no Brasil

No Brasil, a plataforma foi lançada oficialmente em julho de 2019, porém em outros países como Austrália e Estados Unidos ela já está em vigor desde 2016. A base do escritório do BowerBird no Brasil fica em São Paulo.

Segundo Lucas Aguillera, embaixador do BowerBird no Brasil, a comunidade nacional tem crescido e se estabelecido de modo muito satisfatório. “A comunidade segue crescendo, já contando com escritórios em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal”.

Para ele, a principal vantagem da plataforma é a eficiência. Parte do escritório Solo Arquitetos, ele acredita que a divulgação pode não ser uma prioridade no dia a dia de arquitetos. “Com o BowerBird, os escritórios conseguem criar uma estratégia de publicações que economiza tempo e concentra o processo em uma única ferramenta”.

E ele avisa: “para aqueles que estão iniciando sua jornada na mídia de arquitetura, o BowerBird tem um podcast que aborda diversos temas relevantes para te ajudar a ter seu projeto publicado”. Para acessá-lo, clique aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade