Continua após publicidade

Alerta de spoiler: saiba como serão os ambientes da CASACOR Rio 2022

Mostra, que acontece de 27 de abril a 26 de junho, traz proposta inovadora de ocupação cultural da icônica Residência Brando Barbosa

Por Redação
Atualizado em 12 abr 2022, 23h18 - Publicado em 1 abr 2022, 10h00
CASACOR Rio de Janeiro 2022 Residência Brando Barbosa Sede Local
(André Nazareth/CASACOR)

Um instituto cultural de portas abertas – para as artes, a cultura, os visitantes, a cidade. É essa a proposta que emerge da próxima edição da CASACOR Rio, que ocupa, pelo segundo ano consecutivo, a Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico localizado no charmoso bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul carioca, e cercado pelo verde da Mata Atlântica.

Com 2.500 metros quadrados de área construída, a casa principal tem no primeiro andar salões que costumavam receber a alta sociedade carioca em almoços e festas promovidos pelos antigos proprietários, o casal Jorge e Odaléa Brando Barbosa. Pois nessa proposta de ocupação cultural da casa, os espaços mantêm sua vocação original – mas agora voltados à cultura, às artes e ao encontro.

São espaços pensados para receber os visitantes, seja num sarau realizado na sala criada por Thiago Freire – que traz o piano original da residência –; seja num happy hour regado a vinho, no espaço decorado por Mauricio Nóbrega, Bia Wolff e Maria Estellita; seja no lançamento de um livro ou encontro casual na sala ambientada por Paola Ribeiro e aberta para o charmoso pátio externo da casa – dessa vez, preparado para receber os visitantes da CASACOR Rio, que terão ali mais um espaço de convívio.

CASACOR Rio de Janeiro 2022 Residência Brando Barbosa Sede Local
(André Nazareth/CASACOR)

“Sem herdeiros, os Brando Barbosa sempre sonharam em ver essa casa ocupada por um Instituto Cultural e é exatamente essa a proposta que trazemos nesta edição. Queremos mostrar como esse tipo de propriedade pode servir como espaço para a cidade, de forma que os visitantes possam vivenciar e experimentar cada um de seus ambientes”, conta Patricia Mayer, sócia-diretora de CASACOR Rio.

Nesse contexto, a cozinha ganha uma nova função: a de café aberto ao público, com direito a deck externo. Enquanto isso, a antiga despensa dá abrigo a uma renovada adega. Já o segundo andar será transformado numa espécie de hospedaria: um local pensado para receber convidados de outras instituições culturais e artistas que poderiam passar alguns dias ali. Para isso, além de pequenos estúdios com espaço para trabalhar e descansar, haverá um lounge, um home office, uma sala de reuniões e até um espaço de descompressão e relaxamento.

CASACOR Rio de Janeiro 2022 Residência Brando Barbosa Sede Local
(André Nazareth/CASACOR)

Nos jardins, que ocupam 12 mil metros quadrados de terreno, mais áreas de lazer e convívio. O pátio ao lado da piscina ganha um espaço extra: o Pavilhão 22, que além de trazer uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, servirá como mais um lugar para realização de eventos como workshops e palestras – uma criação de Mario Costa Santos. A piscina recebe um bar, dessa vez dedicado aos drinks e às artes, com uma instalação que promete ser uma grande sensação da mostra – uma ideia da arquiteta Gisele Taranto que conta com a curadoria de Vanda Klabin.

Continua após a publicidade

E ainda tem mais: estúdios e ateliês, de 40 a 80m², construídos em módulos metálicos residenciais semelhantes a contêineres que poderiam receber artistas e designers convidados para residências temporárias no instituto.

CASACOR Rio de Janeiro 2022 Residência Brando Barbosa Sede Local
(André Nazareth/CASACOR)

A antiga garagem e área de serviço também dão lugar a uma nova vocação: a de complexo gastronômico com restaurante, wine bar e ainda mais surpresas que em edições anteriores. Todos criados pelo arquiteto Erick Figueira de Melo e operados pelo Cooking Buffet, de Adriana Mattar e Ana Cecília Gros.

“Queremos que nossos visitantes vivenciem a casa, que é uma joia da arquitetura carioca antes reservada a poucos, e possam aproveitar esse momento, que é de encontros e reencontros”, diz Patricia Quentel, sócia-diretora da mostra.

Continua após a publicidade

A CASACOR Rio 2022 acontece de 27 de abril a 26 de junho e os ingressos já estão à venda no site https://casacorrj.byinti.com/. Assim como no ano passado, a mostra será híbrida. Além da versão presencial, será possível visitar virtualmente todos os ambientes em Tours 3D disponíveis aqui mesmo no site.

Publicidade