Artboard Created with Sketch.

Desafios sustentáveis na medida certa

O desafio

O que é o Desafio Casa Sustentável CASACOR?

É um concurso de arquitetura e design de interiores, criado pela Inovatech Engenharia, em parceria com a CASACOR. O objetivo é promover projetos e práticas mais sustentáveis na mostra CASACOR São Paulo 2018 e divulgar os profissionais que estão cada vez mais empenhados nessa ideia.

O desafio dos participantes será criar um projeto para o espaço “Casa Sustentável”, que poderá servir de inspiração para a construção de um espaço na mostra CASACOR São Paulo 2018, se houver, ao final deste concurso, disponibilidade de área e ainda, uma empresa patrocinadora que pretenda subsidiar a construção do projeto vencedor.

A “Casa Sustentável” terá como referência uma construção que integra o conjunto de patrimônio histórico tombado do Jockey Club de São Paulo (informações técnicas e fotos). A casa tem 74,93 m² e, para o concurso, deverá ser concebido como um espaço residencial com sala, cozinha, quarto e banheiro.

O projeto não poderá descaracterizar ou danificar as fachadas da construção e deverá considerar os parâmetros de projeto definidos no regulamento do concurso, bem como o tema da edição 2018 da CASACOR São Paulo: Casa Viva (assista ao vídeo de apresentação do tema abaixo).

Critérios de avaliação

A Comissão Julgadora avaliará os projetos de acordo com os seguintes critérios, que estão detalhados no regulamento:

– Atendimento aos parâmetros de projeto;
– Materiais, Métodos e Sistemas construtivos;
– Arquitetura Bioclimática;
– Conforto Térmico;
– Conforto Acústico;
– Qualidade do Ar e Ventilação;
– Adaptabilidade;
– Gestão de Água;
– Gestão de Energia;
– Materiais Sustentáveis;
– Valorização da Cultura Local e Regional;
– Solução Estética, Design e Originalidade;
– Inovação;
– Apresentação do Projeto

Dinâmica do concurso

As inscrições devem ser feitas neste site, entre 29/09/2017 e 03/12/2017. Para participar, o profissional de arquitetura pode se inscrever individualmente ou como representante de equipe multidisciplinar que valorize a cooperação e a troca de conhecimentos entre profissionais de áreas como design de interiores, paisagismo, design de produtos, engenharia, entre outras.

O concurso terá duas etapas: na primeira, a Comissão Julgadora, formada por profissionais renomados, irá selecionar 20 projetos finalistas, que terão um período para aprimorar seus projetos em contatos técnicos a serem feitos com a equipe de CASACOR, Inovatech Engenharia e empresas parceiras. A lista com os finalistas será divulgada neste site no dia 05 de dezembro de 2017.

Na segunda etapa, os 20 projetos selecionados e aprimorados serão reapresentados à Comissão Julgadora, que escolherá o Vencedor e concederá cinco Menções Honrosas para projetos que se destacarem em alguma categoria dos critérios de avaliação, detalhados no regulamento.

Premiação

O Vencedor ganhará uma viagem com acompanhante para visitar a mostra CASACOR Miami 2018* e, se desejar, poderá viajar na companhia também da equipe brasileira de CASACOR que acompanhará o evento nos Estados Unidos.

Os projetos escolhidos como Menção Honrosa receberão como prêmio um kit com o anuário de CASACOR São Paulo 2018 e dois pares de ingressos para a mostra paulistana.

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pela internet, no dia 22 de fevereiro de 2018, a partir das 16 horas (horário de Brasília), no site oficial da CASACOR, no canal TV CASACOR e na página oficial da CASACOR no Facebook.

*Sugestão de uso para o prêmio em Certificado de Ouro no valor de R$ 20 mil.

Dúvidas?

Clique aqui ou entre em contato conosco pelo e-mail desafios@casacor.com.br

Contexto do concurso

A CASACOR e a Inovatech Engenharia são parceiras desde 2015, quando se uniram para encarar o desafio de tornar a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas referência de sustentabilidade em grandes eventos.

Após um grande levantamento de informações sobre produção de resíduos e consumo de água e energia, a Inovatech Engenharia elaborou um plano de metas anuais até 2020. A ideia é inspirar pelo exemplo e engajar cada vez mais os profissionais.

Em 2016, foi publicado o primeiro Relatório de Sustentabilidade, já com resultados importantes. No mesmo ano, a Inovatech coordenou e apoiou a construção da “Casa AQUA” na CASACOR São Paulo, espaço sustentável que foi um grande sucesso de público e mídia.

Este ano, a edição paulistana de CASACOR consolidou ainda mais as práticas de sustentabilidade adotadas para a gestão dos resíduos gerados na montagem, na realização e na desmontagem da mostra, e, mais uma vez, reduziu o consumo de água e energia.

Outras ações também foram implantadas com sucesso: nas áreas comuns, os pisos instalados foram desmontados para serem reutilizados; houve desconto de 20% no valor do ingresso para os visitantes que foram à mostra de bicicleta; os mapas de localização impressos para os visitantes tiveram redução de tamanho e gramatura de papel; canecas de fibra de coco distribuídas aos colaboradores do evento evitaram o uso de 80 mil copos descartáveis; no escritório administrativo, os copos plásticos foram substituídos pelos de papel, para facilitar a reciclagem; e houve até campanha de arrecadação de agasalhos para a AACD.

O Desafio Casa Sustentável CASACOR, portanto, alinha-se ao Plano de Sustentabilidade CASACOR 2020, como mais uma iniciativa que visa promover um jeito mais sustentável de construir e decorar, engajando e valorizando os profissionais que estão investindo nessa história.

Além do aspecto colaborativo e educativo, este concurso de ideias é uma oportunidade para a geração de caminhos mais sustentáveis e de novas conexões entre profissionais do setor da construção e decoração, empreendedores, fabricantes de materiais e consumidores finais.

Sobre a Inovatech Engenharia

É uma empresa de consultoria para construção sustentável que cria soluções para fazer reverberar as práticas e os resultados positivos que ela aponta para seus clientes e também ajuda e acompanha na implantação, passo a passo.

O que move a visão da empresa é a ideia de que é necessário trabalhar junto, criar conexões entre diferentes agentes da cadeia da construção civil e ser uma ponte para que cada cliente construa a sua própria sustentabilidade, de maneira simples, eficiente e sob medida.

Com doze anos de experiência no mercado, a Inovatech Engenharia já assessorou mais de 250 empreendimentos, conquistou mais de 60 clientes e já certificou mais de 7 milhões de m² em todo o Brasil.

Contato

Entre em contato

Entre em contato conosco por meio do e-mail: desafios@casacor.com.br

Coordenação: Giuliana Capello
Cel.: [55] 11 98989-6323

Ou preencha o formulário, que responderemos em breve!

Regulamento

Clique aqui para ver o regulamento.

Informações técnicas e fotos

Clique aqui para ver informações técnicas e fotos.

Planta

Clique aqui para ver a planta.