Valência, na Espanha, é eleita nova capital mundial do design

A escolha da Organização Mundial do Design é o início de uma série de medidas para desenvolver o bem-estar social e a economia sustentável da região

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 20 Maio 2021, 11h52 - Publicado em 20 Maio 2021, 16h00
valencia espanha capital mundial do design 2022
Divulgação/CASACOR

A cada dois anos, uma nova cidade é escolhida para assumir o título de Capital Mundial do Design – uma honra concedida pela Organização Mundial do Design (World Design Organization) para as cidades que melhor utilizam o design como forma de melhorar a vida econômica, social e cultural local. Em 2022, quem ficará encarregada desse título é a cidade de Valência, na Espanha.

Atualmente, quem detém o título é Lille, um pequeno pólo cultural ao norte da França. Antes disso, Valência, Torino, Seul, Helsinque, Cidade do Cabo, Taipei e Cidade do México também receberam o título.

“Nosso principal objetivo como Capital Mundial do Design é deixar um legado“, disse o comitê da OMD. “Vemos 2022 como a base sobre a qual esta cidade – e por extensão, o país – será posicionada no mapa do design internacional”.

valencia espanha capital mundial do design 2022
Divulgação/Dezeen/CASACOR

Para isso, a equipe vencedora está finalizando sua agenda de eventos e medidas que pretendem fazer de Valência um centro de design comunitário, com novas escolas de treinamento em design e projetos de longo prazo que contribuirão para o bem-estar social e o desenvolvimento econômico sustentável na região.

O comitê espera que o impacto dessas iniciativas seja sentido até mesmo após 2022, em campos tão diversos como política, educação, planejamento urbano, comunicação, turismo, inovação, cultura e economia. “Acreditamos no design como um veículo fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ativar a inovação a curto prazo e gerar mudanças sistêmicas nas sociedades a longo prazo”.

valencia espanha capital mundial do design 2022
Divulgação/Dezeen/CASACOR

A agenda de eventos de Valência terá início em 2022 e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que abrange temas como sustentabilidade, inclusão social, crescimento sustentável, igualdade e esporte.

Fonte: Deezen

Continua após a publicidade
Publicidade