Rodarte: a 1ª exposição de moda do National Museum of Women in the Arts

A moda e a arte em cartaz no National Museum of Women in the Arts com a exposição da grife californiana Rodarte

Por A Cor da Casa Atualizado em 17 fev 2020, 16h46 - Publicado em 21 nov 2018, 10h50
Reprodução/CASACOR

O National Museum of Women in the Arts, em Washington D.C., inaugurou na semana passada a primeira exposição dedicada à moda na história do museu. E para arrebentar nessa estreia, a grife escolhida foi a Rodarte, pilotada pelas estilistas californianas Kate e Laura Mulleavy. A mostra exibe os conceitos visionários das irmãs, com suas habilidades artesanais impecáveis e impacto profundo na indústria da moda.

Reprodução/CASACOR

“Estamos honradas em sermos as primeiras designers a terem uma exposição de moda organizada pelo National Museum of Women in the Arts“, comemoram Kate e Laura Mulleavy.

A exposição explora os princípios de design distintos e temas recorrentes, que posicionam o trabalho das Mulleavys dentro do contexto da arte contemporânea e da moda. Abrangendo os primeiros 13 anos da Rodarte, 90 looks completos fazem parte da exposição, destacando seleções das coleções mais importantes.

Reprodução/CASACOR

Além das coleções desfiladas nas passarelas do mundo da moda, a exposição inclui também figurinos desenhados pela Rodarte para filmes de Hollywood. Entre os destaques, o figurino de Cisne Negro, filme premiadíssimo que concedeu à Natalie Portman o Oscar de Melhor Atriz.

Reprodução/CASACOR

Através de uma mistura conceitual de alta moda e feminilidade moderna, que emprega uma multiplicidade têxtil e técnicas de costura meticulosa, a Rodarte vem sendo aclamada pela crítica, tanto do mundo da arte quanto da moda, desde sua criação em 2005. “A Rodarte promove um diálogo entre os mundos da arte contemporânea e da moda”, explica a diretora do museu, Susan Fisher Sterling. “Esta exposição discute justamente isso.”

Reprodução/CASACOR

“A exposição celebra a abordagem pioneira das irmãs Mulleavy e explora o uso da narrativa para transmitir pensamentos complexos sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo filmes, literatura, história da arte, natureza e a paisagem da Califórnia,” completa a curadora Jill D’Alessandro.

Reprodução/CASACOR

“Rodarte” fica em cartaz no National Museum of Women in the Arts, em Washington, até 10 de fevereiro de 2019.

Continua após a publicidade
Publicidade