Projeto Design & Madeira Sustentável terá exibição inédita na MADE

Destaque na MADE, o evento irá exibir peças produzidas na Amazônia, além de um documentário e um talk de quatro designers

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 17 fev 2020, 16h32 - Publicado em 19 ago 2019, 16h55
O designer Carlos Motta, que desenvolve trabalhos na Floresta do Tapajós BV Rio/CASACOR

O Design & Madeira Sustentável surgiu em 2017, da necessidade de combinar design e responsabilidade socioambiental. Resultado da parceria entre a BV Rio e a COOMFLONA (Cooperativa Mista da FLONA Tapajós), o projeto leva designers brasileiros renomados para dentro da Amazônia, e estimula a troca de conhecimentos sobre desenho e construção de móveis com a comunidade local.

Destaque na MADE – Mercado Arte Design, feira internacional de design colecionável –, o projeto levará peças dessa parceria para exibição inédita na Vila Mariana, em São Paulo, entre os dias 21 e 25 de agosto.

BV Rio/CASACOR

O treinamento imersivo realizado com ribeirinhos atende à preocupação do manejo florestal comunitário, e produz peças de alto valor agregado com madeiras extraídas de forma sustentável, com certificação do FSC (Forest Stewardship Coucil).

A iniciativa, além de desenvolver a comunidade, promove o uso da madeira sem desmatar a floresta. Nomes como Zanini de Zanine, Hugo França, Fernando Mendes e Oficina Ethos já fizeram parte do projeto.

O evento será acompanhado de um talk, com a presença dos designers Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Leonardo Lattavo da Lattoog e Paulo Alves. Na ocasião, também será lançado um documentário que celebra a conclusão dessa etapa do projeto.

Continua após a publicidade
Publicidade