Continua após publicidade

DW! recebe renomados designers internacionais para eventos e palestras

Grandes nomes do design mundial irão rechear a cidade de São Paulo com instalações e informações que refletem sobre seus trabalhos

Por Giovanna Jarandilha
Atualizado em 17 fev 2020, 16h32 - Publicado em 15 ago 2019, 14h20

Além dos destaques nacionais que irão fazer parte do Design Weekend neste ano, o festival também contará com uma robusta quantidade de participantes internacionais nos talks e eventos que tomarão conta da cidade de São Paulo entre os dias 18 e 25 de agosto.

A designer têxtil japonesa Reiko Sudo. (Divulgação/CASACOR)

Entre os nomes confirmados, estará a designer japonesa Reiko Sudo, ministrando a palestra Nuno – Poéticas Têxteis Contemporâneas. O evento faz parte da programação do Japan House no DW!, e oferecerá um insight sobre as técnicas, os materiais e a estética têxtil tradicional, em uma reinterpretação com tecnologia de ponta fornecida pela Nuno, empresa da qual Sudo é CEO.

Ainda no Japan House, o suíço Aurel Aebi, co-fundador do Atelier Oï, comandará a conversa O Milenar no Design Contemporâneo: a Influência Japonesa no Atelier Oï. O designer é reconhecido pela inovação e criatividade em projetos assinados para grandes empresas, como Louis Vuitton, Bulgari, B&B Italia e Rimowa.

Instalação do arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl será montada no BOOMSPDESIGN. (Divulgação/CASACOR)

No BOOMSPDESIGN, será montada uma instalação do arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects. Levará cerca de 10 mil folhas de papel usadas por escritórios de arquitetura, que irão formar uma grande escultura, semelhante a um pendente de teto, como forma de apontar a importância de ressignificar os recursos naturais.

Continua após a publicidade

No mesmo evento, Harry Allen irá exibir a instalação Vagalume. O norte-americano possui acervo fixo no Museu de Arte Moderna e nos museus de arte do Brooklyn, Denver e Filadélfia, e contará uma homenagem à fauna e flora brasileiras.

Designer norte-americano Harry Allen marca presença no BOOMSPDESIGN. (Divulgação/CASACOR)

O DW! recebe também o Congresso Internacional de Design de Interiores – o Conad – que reunirá grandes nomes do meio para a realização de palestras. Entre eles, está a mexicana Andrea Soria Sotelo, que irá conversar sobre Ergonomia e Tecnologia no Design Corporativo. Além dela, Ben Hobson, chefe de conteúdo da revista Dezeen, irá ministrar a palestra O que é a Dezeen?.

O italiano Gino Garbellini também é um dos destaques do Conad. Representando o escritório italiano Piuarch, do qual é fundador juntamente com Francesco Fresa, Germán Fuenmayor e Monica Tricario, Gino irá desvelar os projetos feitos para grandes empresas da indústria da moda, como Dolce & Gabbana, Gucci e Givenchy.

Francesco Fresa, Germán Fuenmayor, Gino Garbellini e Monica Tricario do escritório Piuarch. (Divulgação/CASACOR)

O professor italiano Arturo Dell’Aqua irá organiza a exposição coletiva Insieme na By Kamy. O termo em italiano traduz a ideia principal da mostra: unir artistas do Paquistão, China, Índia, Nepal e Itália para apresentar um novo olhar sobre o Brasil, valorizando os principais traços e raízes nacionais, e celebrando a diversidade e a pluralidade do design mundial.

Insieme, exposição coletiva de Arturo Dell’Aqua. (Divulgação/CASACOR)

Outros eventos receberão a presença de nomes internacionais, como a MADE (Mercado Arte Design), que irá homenagear o designer chileno Smiljan Radić. Uma exposição sobre a sua obra tomará conta do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, e receberá curadoria de Waldick Jatobá e Bruno Simões.

Ainda, o israelense Dror Benshetrit projeta a nova loja conceito da Florense que será inaugurada no primeiro dia do festival. O projeto se destaca na Alameda Gabriel por meio de quatro torres de aço com jardins suspensos, batizadas de houseplants.

Publicidade