Obon: a série de mesas de Simoni Bonnani para a Moooi

As peças combinam formas geométricas simplificadas com a aparência envelhecida e textura de terracota para criar itens de mobiliário atemporais

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h42 - Publicado em 16 jan 2019, 10h56
Reprodução/CASACOR

Em uma brincadeira de “novo e antigo”, a designer italiana Simone Bonnani acaba de criar uma série de mesas de café para a Moooi, batizada de Obon. Transitando entre um jogo de imperfeição e artesanato, as peças combinam formas geométricas simplificadas com a aparência envelhecida e textura de terracota para conceber itens atemporais de mobiliário.

Reprodução/CASACOR

“A ideia era introduzir uma série de objetos que parecessem ser feitos à mão e que pudessem criar um tom natural e delicadamente imperfeito. Eu queria fazer o objeto parecer bonito por sua espontaneidade e genuinidade, não por sua complexidade”, explicou.

Reprodução/CASACOR

Simone começou esboçando três formas “puras, irregulares e gráficas” em uma tela antes de construir moldes e injetá-los no barro de terracota. Juntamente com um ceramista de Veneto, na Itália, Bonnani experimentou uma seleção de esmaltes para dar às superfícies da mesa uma aparência mais tátil.

Reprodução/CASACOR

“Trabalhamos em seu aspecto tátil com a inclusão de várias espessuras de chamote (uma matéria-prima cerâmica com uma alta porcentagem de sílica e alumina), com o objetivo de gerar uma mistura perfeita entre o presente e o passado”, finaliza a designer.

Continua após a publicidade
Publicidade