Fuori Salone Award 2022: veja os eventos premiados da Milão Design Week!

Conheça o evento do Fuori Salone vencedor na votação do público e as menções honrosas do júri de especialistas

Por Redação 13 jun 2022, 17h45

Reconhecimento dado aos projetos mais significativos da Semana de Design de Milão, o Prêmio Fuori Salone sucede o encerramento dos eventos na cidade italiana com o objetivo de promover tanto as instalações mais inesquecíveis exibidas fora do Salone del Móbile, selecionadas a partir do voto do público; como os conteúdos, projetos, atividades de relevância e interesse para a comunidade internacional exibidos no período, que recebem uma menção honrosa dos membros do júri.

E neste ano, o evento mais memorável desta edição selecionado pela comunidade de design é a exposição ‘KOHLER x Arsham: Divided Layers‘, que ficou em exibição no Dove Palazzo Senato – Via Senato, 10, em Milão. O vencedor receberá um prêmio físico, feito em impressão 3D, e um NFT relacionado, através do qual será possível visualizar em detalhes o processamento de dados do Fuorisalone.

Sobre a exposição

 

Divided Layersa, por Daniel Arsham Milan Design Week
Divided Layers, por Daniel Arsham na Milan Design Week 2022. Divulgação/CASACOR

A exposição da Kohler apresentou a estreia mundial de uma experiência de arte imersiva em grande escala, intitulada “Divided Layers“: uma instalação que se baseia no lançamento da dupla de Rock.01, uma pia impressa em 3D projetada por Daniel Arsham em colaboração com Kohler.

A instalação imersiva é feita de uma série de painéis empilhados combinados para formar um túnel caminhável. Ao desenvolver Rock.01, Arsham se inspirou para criar Divided Layers para dar aos hóspedes a capacidade de se mover pela pia. Cada painel faz referência a um único plano da argila impressa em 3D que se junta para formar a pia.

Divided Layers, por Daniel Arsham Milan Design Week 2022.
Divided Layers, por Daniel Arsham Milan Design Week 2022. Divulgação/CASACOR

Dentro da instalação, um lago atua como uma superfície espelhada para duplicar e refletir a abertura do volume cavernoso. Arsham pretende que os visitantes contemplem a aceitação do espaço e sua maleabilidade, entendendo a relação entre os volumes. A cadência das paredes imita o ritmo das colunas dentro do Palazzo, contribuindo para toda uma atmosfera que representa movimento ou fluxo.

Menções Honrosas

 

Feeling The Energy Carlo Ratti Associati and Italo Rota - Horto Botanico de Brera
Feeling The Energy, por Carlo Ratti Associati and Italo Rota – Horto Botanico de Brera Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade

Um júri composto de personalidades do setor votou as Menções Honrosas desta edição do Prêmio Fuori Salone. Entre o grupo, está: Federica Sala, curadora do evento; Paulo Ferrarini, curador, palestrante e jornalista; Valentina Ventrelli, especialista em estética contemporânea; Mariagrazia Mattei, fundadora e presidente do centro de cultura digital Meet; Nicola Ricciardi, diretor artístico Miart; Mauro Martino, artista, designer e pesquisador; Patrick Tuttofuoco, artista; Francesco Zurlo, reitor da Escola de Design da Politécnica de Milão; Cristiano Seganfreddo, empreendedor e inovador criativo; e Davide Fassi, professor associado em Design da Politécnica de Milão.

Confira abaixo a lista de vencedores completa!

hermes-milan-design-week-installation-water-towers_
Hermés, por Charlotte Macaux Perelman e Alexis Fabry Divulgação/CASACOR
  1. Na categoria Interação, o júri escolheu o Feeling The Energy – Eni Plenitude & Interni Design Re-generation
  2. Na categoria Sustentabilidade, levou a melhor o Refractory Holotype
  3. Na categoria Tecnologia, foi votado o Tomorrow Living
  4. Na categoria Comunicação, venceu o Alla ricerca della leggerezza, da Hermès

Confira também a cobertura em primeira mão da CASACOR da Milan Design Week deste ano.

> Perdeu a Milan Design Week 2022? Confira os destaques da semana aqui!

> Milan Design Week 2022: design experimental se destaca na Alcova

> Semana de Design de Milão: confira os highlights do terceiro dia!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade