Continua após publicidade

Perdeu a Milan Design Week 2022? Confira os destaques da semana aqui!

Selecionamos 13 destaques do Fuori Salone e do Salão do Móvel. Eles foram os eventos mais amados da Semana de Design de Milão 2022

Por Redação
Atualizado em 14 jun 2022, 15h35 - Publicado em 12 jun 2022, 11h00
‘Monumental Wonders’ por Sabine Marcelis and OMA para a Solid Nature - Alcova
‘Monumental Wonders’ por Sabine Marcelis and OMA para a Solid Nature – Alcova – Milan Design Week 2022. (Divulgação/CASACOR)

Os números dessa 60ª edição do Salão do Móvel de Milão surpreendem. Bem como a celebração dos 30 anos dos “Fuori Salone” (eventos que acontecem fora do pavilhão da feira), que também são bem otimistas.

No pavilhão de Rho, o Salone de Mobile recebeu 2.175 marcas, sendo 27% delas vindas do exterior e 600 jovens designers do Salão Satélite. Segundo os dados divulgados, hoje, dia do encerramento da exposição foram 262.608 visitantes registados nesses 6 dias, provenientes de 173 Países. Mais da metade eram operadores e compradores do setor (61% do exterior). Como curiosidade, destacamos a menor delegação de visitantes chineses e russos que depois somarem 42.000 presenças em 2019, esse ano ano, não chegaram a 30.000. E como não poderia deixar de ser a delegação de jornalistas somou um numero importante: foram 3.500 jornalistas credenciados do mundo inteiro.

Superado o antagonismo que contrastava o momento “de negócios” do Salone del Móbile com a fase de “lazer” do Fuorisalone, os dois eventos voltam a caminhar de mãos dadas, impulsionando-se mutuamente. Para uni-los, este ano mais do que nunca, está a atenção dos projetos às questões relacionadas à sustentabilidade e à transição ecológica.

Dimorecentrale - Milan Design Week 2022
Dimorecentrale, novo espaço da dupla Emiliano Salci e Britt Moran- Milan Design Week 2022 (Divulgação/CASACOR)

Desde 2003, o Fuorisalone.it é a plataforma de referência que organiza e divulga os inúmeros eventos que acontecem fora da feira. Ancorado no Salone del Mobile di Milano, os Fuori Salone definem a Semana de Design de Milão. Veja a seguir a nossa seleção dos 13 highlights:

1- Dimore Gallery e Dimorecentrale

‘Orizzonti’ é uma coleção de tesouros vintage com curadoria do Dimore Studio para seu novo espaço. A Dimorecentrale foi um dos destaques entre as instalações da Semana de Design de Milão 2022. A dupla de criativos Emiliano Salci and Britt Moran  ampliou seu tradicional reduto na Via Solferino e nos apresentou esse novo QG, (foto acima) um espaço totalmente restaurado próximo a Estação Central.

Dimore Gallery - Milan Design Week 2022
Dimore Gallery – Milan Design Week 2022 (Divulgação/CASACOR)

Em seu reduto tradicional, na via Solferino, a Dimore Gallery revelou uma exposição emocionante. Em diversas salas do circuito a proposta foi transmitir uma sensação de decadência, uma fase de desencantamento de “desolação” com a modernidade. A dupla de criativos optou por apresentar paisagens algumas vezes irreais e outras cobertas. Algumas salas decoradas estavam esfumaçadas com as suas “naturezas mortas” presentes.

Continua após a publicidade

2. Daniel Arsham x Kohler 

 

Divided Layersa, por Daniel Arsham Milan Design Week
Divided Layersa, por Daniel Arsham Milan Design Week 2022. (Divulgação/CASACOR)

O artista americano Daniel Arsham logo depois de colaborar com Kohler na produção de uma cuba escultural impressa em 3D para Design Miami (dez 2021) foi convidado a criar uma instalação específica em Milão durante a MDW 2022. A nova parceria entre Arshan e Kohler deu tão certo que a obra foi até capa da edição internacional do jornal NY Times. Batizada de “Divided Layersa”, a obra imersiva instalada no Palazzo del Senato impactou a cidade. Por meio de uma passarela elevada sobre o espelho d’água cercada por uma sucessão de painéis irregulares, os visitantes caminhavam por ali e desfrutavam dessa experiência.

3. Dior by Starck

 

‘Dior by Starck’ no Palazzo Citterio - Milan Design Week 2022
‘Dior by Starck’ no Palazzo Citterio – Milan Design Week 2022 (Adrien Dirand/CASACOR)

Philippe Starck reinterpretou para a Dior a clássica cadeira Louis XVI, a Medallion. Foram 24 propostas criadas pelo designer francês que formam apresentadas teatralmente aos visitantes. Com extensas filas do lado de fora do Palazzo Citterio, o evento se destacou durante a semana de design de Milão 2022.

Em tempo: a cadeira Medallion, data do final do século 18, e está associada à Dior desde 1947, quando o decorador Victor Grandpierre a selecionou para os desfiles de Monsieur Dior na 30 Avenue Montaigne.

4- Hermès

 

hermes-milan-design-week-installation-water-towers_
Hermés, por Charlotte Macaux Perelman e Alexis Fabry (Divulgação/CASACOR)

Hermès construiu quatro torres coloridas dentro de um espaço para eventos em Milão. Os diretores artísticos da marca icônica, Charlotte Macaux Perelman e Alexis Fabry projetaram as monumentais estruturas feitas em madeira e papel para a Milan Design Week 2022.  A ideia da dupla foi refletir sobre a leveza, tema que tem norteado as escolhas da Hermès há alguns anos. No antigo centro esportivo La Pelota, no coração do bairro de Brera, a Hermes se apresentou com produtos para a casa e algumas peças de mobiliário mas o espetáculo ficou por conta das instalações que abrigavam os lançamentos.

5- La Trinelle

 

 

Memphis Again- La Triennale - Milan Design Week 2022
Memphis Again- La Triennale – Milan Design Week 2022 (DSL Studio/CASACOR)

No museu a Triennale di Milano, a exposição Memphis Again explora o movimento de design radical fundado por Ettore Sottsass na década de 1980. A vasta coleção foi exposta de forma “dramática” pela curadoria que contou com a projeção de frases sobre o movimento.

Continua após a publicidade

6- Nilufar Gallery e Nilufar Depot

A galeria apresentou  o “Flora Seating Series” de Khaled El Mays, durante a Semana de Design de Milão 2022. O designer libanês  Khaled El Mays criou  essa nova série de sofás com abordagem psicodélica. A proposta era transportar os visitantes para um mundo de fantasia.

Nilfar Gallery - via Spiga Milan Design Week 2022
Nilfar Gallery – via Spiga Milan Design Week 2022 (Divulgação/CASACOR)

 

7- Louis Vuitton

Para celebrar os 10 anos da Louis Vuitton Objets Nomades a marca apresentou uma exposição retrospectiva de todas as peças desenhadas pelos maiores nomes do design mundial. Patricia Urquiola, India Mahdavi, Atelier Biagetti, Barber & Osgerby, Campana Brothers, Raw Edges entre outros novas foram homenageados. Nascida em 2012, a linha dedicada a casa  foi apresentada em diversas novas versões em um cenário colorido instalado na Garege Traversi.

Louis Vuitton Objets Nomades - Garage Traversi - Milão durante a Milan Design Week 2022.
Louis Vuitton Objets Nomades – Garage Traversi – Milão durante a Milan Design Week 2022 (Divulgação/CASACOR)

Destaque também para o edifício histórico construído nos anos 1930 como parte da renovação da Piazza San Babila, em Milão. O arquiteto Giuseppe De Min foi contratado para projetar a primeira garagem de vários andares da cidade, com um sistema de elevador de carros ainda pouco difundido na época. Depois de anos de abandono, o espaço está renascendo agora com vocação multiplataforma.

 

8- Lee Broom

 

Divine Inspiration, por Lee Broom Milan Design Week 2022
Divine Inspiration, por Lee Broom Milan Design Week 2022 (Divulgação/CASACOR)

O designer inglês Lee Broom apresentou uma exposição poética que destacou seis de suas coleções. Chamada de “Inspiração Divina”, a mostra meditativa incluiu mais de 100 peças.

9- Cassina

Cassina - Milan Design Week 2022
Cassina, por Antonio Citterio – Milan Design Week 2022 (Divulgação/CASACOR)

 

Logo na entrada, o destaque da semana: a vitrine foi inteiramente dedicada ao sistema de sofá modular Esosoft, uma coleção que marca a estreia de Antonio Citterio na Cassina. O projeto teve como base exoesqueleto estrutural em tubos de alumínio que funciona como suporte para uma concha acolchoada suavemente orgânica sobre o qual foram dispostas almofadas. No interior da loja mais de 8 lançamentos e relançamentos editados pela designer e diretora de arte da Cassina, Patricia Urquiola.

Continua após a publicidade

10 – Alcova

A plataforma de design independente desenvolvida por Space Caviar e Studio Vedèt retorna ao Centro de Milão no “Ospedaliero Militare di Milano”. O evento apresentou uma seleção abrangente e inspiradora de figuras internacionais estabelecidas, juntamente com talentos emergentes. Nomes conhecidos como OMA, Sabine Marcelis, Formafantasma e Snøhetta dividem o palco com novos protagonistas como Leo Rydell Jost, Otherside Objects, The Empty Dinner e Material Fixations de Natalia Triantafylli. O foco está em tecnologia, materiais, produção sustentável e prática social entre outras áreas do design.

‘Monumental Wonders’ por Sabine Marcelis and OMA para a Solid Nature - Alcova
‘Monumental Wonders’ por Sabine Marcelis and OMA para a Solid Nature – Alcova – Milan Design Week 2022 (Divulgação/CASACOR)

No Salone del Mobile 2022

11- Minotti

Um das marcas que mais representa a força e qualidade da tradição artesanal italiana é a Minotti. Esse ano a marca exibiu seus lançamentos em um espaço especial com paredes compostas por elementos vazados, os cobogós, que aludiam ao concreto e ora integravam ora dividiam os ambientes. As peças de Rodolfo Dordoni, Marcio Kogan/Studio mk27, Nendo, GamFratesi e Inoda+Sveje conviveram em harmonia pelo imenso estande da empresa.

Minotti - Salone del Mobile 2022
Minotti – Salone del Mobile 2022 (Divulgação/CASACOR)

12- Molteni

O badalado designer belga Vincent Van Duysen foi convidado para desenhar uma coleção para a Molteni. Destacamos a Living Box, que foi descrita por Van Duysen: “A partir da estrutura arquitetônica e com forte referência ao estilo de Gio Ponti, Living Box destaca-se pelo uso delicado dos materiais e pelos detalhes refinados.

Living-Box, por Vicent Van Duysen - Molteni - Salone del Mobile 2022
Living-Box, por Vicent Van Duysen – Molteni – Salone del Mobile 2022 (Divulgação/CASACOR)

13- Arper

O estande da Arper no Salão do Móvel esse agradou por sua proposta leve. Um espaço delicado que equilibrou transparências e cores para apresentar as novas coleções marca de uma forma simples e bela.

 

Planta do stande da Arper - Salone del Mobile 2022
Planta do stande da Arper – Salone del Mobile 2022 (Divulgação/CASACOR)
Arper - Salone del Mobile 2022
Arper – Salone del Mobile 2022 (Divulgação/CASACOR)
Publicidade